Terceira Instrução de Aprendiz Maçom
Por: chapadense • 20/3/2022 • Ensaio • 692 Palavras (3 Páginas) • 2.829 Visualizações
20/03/2022
TRABALHO E PROGRESSO N° 17
A G D G A D U
V M
Ir 1º Vig
Ir 2º Vig
Estimados IIr
TERCEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM
“Alguns dos principais conceitos e valores da Maçonaria, através de uma lógica, onde cada conceito leva a um grande aprendizado.”
Nesse trabalho, vou explicar esses conceitos e sua relação lógica de causa e efeito e a relação entre eles.
Essa terceira instrução refere-se:
- A certeza da existência de um Gr Arq do Univ e de uma coisa muito maior e mais complexa que possamos compreender - tudo que existiu, existe e existirá;
- Atributo único necessário para avaliar o mundo a sua volta e tomar decisões que o permitam atingir seus objetivos- A dotação do ser humano com Inteligência;
- A possibilidade de o homem buscar o bem comum e individual, "discernindo o Bem do Mal", e fazendo uso da inteligência.
- O reconhecimento do estado bruto e limitado do homem, sua inteligência e conhecimento, sempre podem ser aprimorados, bem como a forma do homem interagir com o mundo;
- Que a inteligência, por si só, não é suficiente para que o homem paute suas ações por caminho digno dessa benção, já que a mesma pode ser utilizada para fins egoístas e destrutivos;
- Uma base moral para direcionar e aprimorar a inteligência e a atuação humanas por caminhos mais construtivos ao bem comum e individual;
- E o auxílio da Maçonaria como base moral ideal para se atingir esse objetivo.
Com esses conceitos, a instrução passa a mostrar os preceitos da Moral Maçônica e todo o simbolismo utilizados na cerimônia de iniciação.
Dentre esses:
· A premissa do amor ao próximo,
· Sua forma de aprendizado e ensinamentos, através de alegorias e mistérios,
· A necessidade de o candidato à aprendiz ser livre e de bons costumes.
Não ter restrições quanto ao seu livre arbítrio e a sua iniciação como aprendiz maçônico. Seus pensamentos não devem ter preconceitos e paixões irracionais, pois estas entrariam em conflito de se tornar um PENSADOR LIVRE.
Com relação aos simbolismos da cerimônia de iniciação, esta terceira instrução exalta uma sequência de alegorias que, em conjunto, representam um novo nascimento para o iniciado.
Nascemos livres de posses materiais, de conceitos e preconceitos, de vaidades e de orgulho.
Da mesma forma, um candidato a aprendiz que almeje buscar os limites do infinito dos conhecimentos concedidos pelo GADU, tem que se desfazer de todos os conceitos, paixões irracionais e vícios que limitem o atingimento desse potencial. Incorporar a humildade e a consciência da própria ignorância, para então galgar os degraus do crescimento maçon.
Durante esse progresso, é feito uma comparação com a evolução da humanidade, desde o irracional dos instintos animais, das ambições, das guerras e das dificuldades do processo, até o alcance de um estado mais avançado de evolução, onde predominam a harmonia, o respeito, a Liberdade e a Fraternidade.
Chegar a esse objetivo e continuar avançando, no âmbito pessoal/local como no da própria humanidade, esse é o objetivo da aplicação da Moral Maçônica à inteligência bruta do não iniciado.
A 3a Instrução, assim como todas as demais, possui grande volume de informações e conceitos a serem aprofundados e estudados. São fontes abundantes de conhecimento e de aprendizado, e as possibilidades de aprofundamento nos aspectos expostos são infinitas.
...