Termo De Responsabilidade, Compromisso De Autoria
Por: sheilaPROF • 16/11/2024 • Projeto de pesquisa • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 47 Visualizações
ANEXO I – TERMO DE RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO DE AUTORIA E LEITURA DO REGULAMENTO
Nós, SHEILA PATRICIO MORI BORGES (202109298496), JOYCE SILVESTRE BRAGA
(202103425241), SANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (202103677941), declaramos, para os devidos fins, que:
- Realizamos a leitura e compreendemos as normas estabelecidas pelo Regulamento para PROJETO DE PESQUISA EM BIOMEDICINA.
- Assumimos total responsabilidade pela originalidade do PROJETO DE PESQUISA EM BIOMEDICINA que será elaborado e entregue pelo representante do grupo ao qual pertenço, razão pela qual isento de qualquer responsabilidade a esse respeito a Instituição de Ensino Superior (IES), a Coordenação do Curso e o tutor/docente; e que
- Temos ciência de que o plágio constitui crime previsto no art. 184 do Código Penal Brasileiro e que arcarei com todas as implicações civis, criminais e administrativas caso incorra nesta prática, conforme art. 13º do Regulamento de PROJETO DE PESQUISA EM BIOMEDICINA.
VILA VELHA, 13 de outubro de 2024.
[pic 1][pic 2]
Assinatura digital do aluno
[pic 3][pic 4]
Assinatura digital do aluno
[pic 5][pic 6]
Assinatura digital do aluno
[pic 7]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA
TOXINA BOTULÍNICA E SUA APLICAÇÃO NA BIOMEDICINA ESTÉTICA: BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES
Sheila Patricio Mori Borges – MATRÍCULA 202109298496 – Turma 9001 Joyce Silvestre Braga – MATRÍCULA 202103425241 – Turma 9001 Sandra Vieira de Almeida – MATRÍCULA 202103677941 – Turma 9001
Orientador: Melise Chaves Silveira
Vila Velha 2024
SUMÁRIO
Página | |
Introdução | 3 |
Metodologia | 8 |
Referências | 9 |
INTRODUÇÃO
Em meio ao boom causado pela popularização de tratamentos estéticos nos dias atuais, a utilização de toxina botulínica em tratamento de rejuvenescimento facial, vem se tornando cada vez mais usual e difundida nas clínicas e centros de especialização orofacial ao redor do mundo. O rejuvenescimento facial é um tratamento para atenuar as alterações do envelhecimento, para isso um dos procedimentos que pode ser usado para aliviar as marcas de expressão é o uso da toxina botulínica, sendo a sua variação, a toxina A considerada com maior usabilidade no uso estético, sendo a mais potente, popularmente conhecida como Botox®. O procedimento de sua aplicação envolve injeção em quantidades pequenas nos músculos para imobilizá-los, com isso, é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas e reposicionamento de sobrancelhas. (Pires et al., 2021)
Segundo Cassol (2020), o principal mecanismo de ação da toxina botulínica é o bloqueio da liberação de acetilcolina, que é o principal neurotransmissor da placa motora que ocorre por meio da interrupção da transmissão neuronal com bloqueio neuromuscular e, assim devido a tal processo neurológico, é utilizada de forma recorrente em condições específicas que se caracterizam por atividade muscular exagerada, por exemplo as distonias. Após a difusão devido injeção local, seu efeito estabelece através de concentração próximo ao ponto de aplicação e diminuindo assim, com o aumento da distância com relação a este ponto.
Portanto, se torna de considerável importância o surgimento de tratamentos estéticos com toxina botulínica, principalmente para a população em geral que vem buscando esse tipo de tratamento, pois se trata de um procedimento não cirúrgico minimamente invasivo, estético terapêutico temporário, dose-dependente, potente e eficaz em procedimentos estéticos, que vão de rejuvenescimento fácil, até diminuição de queloides e cicatrizes hipertróficas, com uma elevada taxa de eficácia e satisfação das pacientes. (Gouveia et al., 2020)
Gouveia et al. (2020), Pires (2021) e Sanseverino (2022) consideram que a aplicação da toxina botulínica apresenta riscos, mas os efeitos adversos são geralmente leves e passageiros, tendo a duração de alguns dias conseguintes a aplicação, podendo assim ser evitados caso atendam todos os protocolos técnicos, normas e indicações, estabelecidos preferencialmente por um
profissional experiente e capacitado a tais procedimentos. Os efeitos adversos podem ocorrer no local da aplicação ou até mesmo em locais distantes da aplicação, estes incluem: hematomas, dor, sensibilidade, inflamação, hipoestesia, edema, infecção localizada, hemorragia ou ardor associados a injeção, tanto no local quanto no músculo adjacente, fraqueza, no músculo local e também adjacente.
De acordo com Gouveia et al. (2020) a utilização da toxina botulínica se tornou o procedimento mais popular quando se fala de rejuvenescimento facial por ser amplamente buscada por indivíduos que visam eliminar ou suavizar marcas que se formam com as expressões faciais; além da grande probabilidade de se atingir resultados positivos a partir da sua aplicação e da facilidade de manuseio por parte do profissional.
Dentre as contraindicações à toxina botulínica, Cassol (2020) e Pires et al (2021) destacam as seguintes condições: pacientes gestantes ou lactantes; em local de aplicação que apresente infecções; pacientes com distúrbios neuromusculares; pessoas com distúrbios neurológicos; pacientes sensíveis aos componentes da fórmula da toxina botulínica ou albumina humana; pessoas que usam medicamentos antibióticos aminoglicosídeos ou outros que interfiram na ação neuromuscular devido ao risco de potencializar o mecanismo de ação da toxina; e por fim; pacientes apresentando febre ou qualquer sintoma de doença.
...