Trabalho De Direito Penal
Exames: Trabalho De Direito Penal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: focada • 30/11/2014 • 246 Palavras (1 Páginas) • 352 Visualizações
ATPS- DIREITO PENAL
ETAPA-3
3- Causas excludentes de imputabilidade penal;
Segundo a Teoria Normativa pura, a culpabilidade é composta dos seguintes elementos: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa.
Imputabilidade penal é a condição ou qualidade que possui o agente de sofrer a aplicação de pena. E, por sua vez, só sofrerá pena aquele que tinha ao tempo da ação ou da omissão capacidade de compreensão e de autodeterminação frente o fato.
Assim, imputabilidade é a capacidade de o agente, no momento da ação ou da omissão, entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se frente tal fato.
Onde somente o imputável sofrerá pena.
Para ser imputável o agente deve ter capacidade de: 1- entender o caráter ilícito do fato (compreensão das coisas) e 2 – determinar-se de acordo com esse entendimento (capacidade de dirigir sua conduta considerando a compreensão
que anteriormente teve).
A lei pressupõe a imputabilidade. Extraordinariamente, o legislador arrola as hipóteses de exclusão da imputabilidade. Assim, em princípio todos são imputáveis.
De acordo com autores, a imputabilidade apresenta um aspecto intelectivo, consistente na capacidade de entendimento, e outro volitivo, que a dificuldade de controlar e comandar a própria vontade.
As causas excludentes da imputabilidade e por conseqüência da culpabilidade são:
1) Doença mental- citada no art.26 do Código Penal;
2) Desenvolvimento mental incompleto ou retardado- citado no art. 26 do Código Penal;
3) Embriaguez acidental (involuntária) completa- citado no art.28 § 1º do Código Penal;
4) Dependência ou intoxicação involuntária decorrente do consumo de drogas ilícitas- citado art.45;
5) Menoridade- art.27 do Código Penal e art.228 da CF/88.
...