Trabalho De Letramento E Alfabetização
Artigo: Trabalho De Letramento E Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marizetemarizete • 4/3/2015 • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 375 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
MARIZETE SABINO DA SILVA – RA:446998
TUTOR: PRISCILA QUEVEDO
TAQUARA - RS
30 DE OUTUBRO DE 2014
Introdução
Esse trabalho tem por finalidade enfatizar a importância de realizar atividades com leituras, o professor precisa descobrir uma maneira de fazer com que as crianças percebam a importância de trabalhar seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.
Destaca-se também a importância do processo de alfabetização, e o trabalho com leitura e escrita. Não podemos mais pensar em alfabetização como simples código de tradução e produção de sinais gráficos, é preciso uma mudança no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita desde as fases iniciais.
Marizete Sabino Da Silva.
Estar alfabetizado é reconhecer as letras do alfabeto e os números, e conseguir ler e escrever e fazer o reconhecimento dos símbolos gráficos da linguagem verbal, conseguir juntá-las, formar palavras, frases e textos, conseguindo fazer a leitura do mesmo se não tivesse alfabetizada não teria acesso a nada, nem ao trabalho, pois para tudo é usada a leitura. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Estar alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.
A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado. Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educan
dos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos.
O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos, para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica do ensino. O trabalho com a língua escrita na escola deve estar vinculado a suas funções comunicativas e sociais, aspectos discursivos e finalidade, sem anular suas características intrínsecas e através do trabalho com a produção e interpretação de textos de uso social (orais e escritos) com a prática de leitura e escrita que a competência textual é desenvolvida nos adultos pouco escolarizados.
Concepção de decodificar
Mesmo com as discussões sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais é possível perceber do ensino que fundamentam suas práticas. Assim sendo, alfabetizar é decodificar a lingua escrita, enquanto letrar é usar a lingua escrita nas situações práticas e sociais.
Concepção da escrita
A escrita tem como papel a variação da linguagem e está organizada em torno de um padrão fixo, mas não se deve esquecer que a escrita já sofreu mudanças.
O desenvolvimento da escrita inicia-se por rabiscos, onde a criança dá sentidos diferentes dependendo do contexto que ela está inserida.
De acordo com Faraco (1994, p. 9 – 10) o sistema de escrita é alfabético com memória etimologica, ou seja, não é sempre que será possível ter relação entre som e letra. Farco diz ainda que a escrita não respeita regras fixas da fala, e deve-se levar em conta a origem da palavra.
Concepção de aprendizagem
Aprendizagem está relacionado ao ato de aprender. Estabelece ligações de certos estimulos e respostas, aumentando a adaptação do ser vivo ao seu meio envolvente. A aprendizagem se dá a partir dos estimulos que a criança obtem, inseridadas pela instituição escolar.
Toda criança é capaz de aprender, e isso independe das condições economicas e culturais do meio em que vive.
O processo de ensino-aprendizagem passou a ser a atividade do aluno, enquanto autor da sua aprendizagem, deixando de ser agente passivo do ensino aplicado pelo professor. A aprendizagem depende do nivel de desenvolvimento dos mecanismos e é determinado pelo número de neurônios disponiveis.
Concepção de conhecimento
É o ato de conhecer, ter ideia ou noção de alguma coisa. O conhecimento é dividido em varias categorias: conhecimento sensorial, comum entre homens e animais; conhecimento intelectual, que é o raciocinio do ser humano; conhecimento popular, que é o conhecimento da cultura; conhecimento cientifico, que é analises baseadas em provas e conhecimento filosofico, que está ligado a construção de ideias adquiridas a partir da fé.
Conto
A principal característica do Gênero conto é sua brevidade e objetividade. O conto, em geral, apresenta uma forma concisa e seu enredo se constrói de forma a convergir para a resolução de um só conceito, gerando uma unidade de sentido e um efeito único de literatura.
Fábula
Tem por finalidade discursiva retratar aspectos inerentes a conduta humana. Atribui-se à existência de personagens, à ocorrência em um tempo e espaço, embora reduzidos, e finaliza-se com um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão.
Histórias em Quadrinho
Pode-se apresentar em variadas formas: das mais simples às mais complexas. No momento em que um sujeito tem contato com a linguagem dos quadrinhos, seja em uma revista, uma tira de jornal
...