Trabalho de letramento
Por: 1804c • 12/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.684 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Polo de Sidrolândia - 7115
Pedagogia
Letramento e Alfabetização
Prof.ª Kate Oliveira Kumada
Camila Neves Sandin - RA: 427968
Lipe_vivialban@hotmail.com
Mara Francieli Freita RA: 419797
marafreitas87@gmail.com
Mirian Taceo Ribeiro - RA: 434458
miriantcr@hotmail.com
Simone Luciano milles RA: 423268
simonemilles@outlook.com
Sidrolândia, MS
novembro de 2014
INTRODUÇÃO
Durante o desenvolvimento desse trabalho investigaremos o papel da escola e da família para a construção e desenvolvimento dos sujeitos.
Observando as dinâmicas em sala de aula e a importância da família contribuir para que seus filhos possam compreender mensagens, mudanças trazidas para sua capacidade habilitando-o a produzir, codificar, decodificar e compreender a escrita. Dando ênfase a alfabetização e letramento em seu processo de ensino.
Estar Alfabetizado é:
Construir conhecimentos de forma reflexiva, construtiva e inovadora. O ideal seria que houvesse adaptações feitas pelos professores, dos materiais existentes em função do caminho intelectual do aluno, buscando sempre a construção do conhecer e aprender. No entanto, estar alfabetizado é o sonho de toda criança e do país.
Para o professor ver seus alunos Alfabetizados causa-lhe grande orgulho, pois neste momento ela vê o grande avanço de seus alunos, a satisfação de um trabalho bem feito. Algumas crianças não estão prontas para o processo de aprendizado, isso tem grande parcela de culpa da família, talvez em casa os pais não percebam o quanto podem contribuir para um melhor desenvolvimento de seus filhos, os tratam como bebes, então a criança não se esforça para aprender, se torna muito dependente, espera que sempre alguém faça por ela. Assim uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda de outro. Porem não basta saber ler e escrever se não souber interpretar aquilo que está lendo.
Hoje estamos alfabetizadas e felizes por termos encontrado professores capazes de oferecer a oportunidade de aprender e queremos aprender cada vez mais para que assim possamos propiciar a muitos outros a oportunidade de aprendizado.
Simone Luciano milles
Estar alfabetizado significa:
Interagir com a leitura em diversos textos, ter o domínio da leitura, decodificando e compreendendo os símbolos para usar em sua comunicação no meio em que vive. Porém, a alfabetização na visão do professor é entendida como uma atribuição de significado e sentidos em função da escrita. Isso promove o desenvolvimento do intelecto da criança e a multiplicidade de suas funções, dando a ela autoconfiança e autonomia.
A produção de textos, cartazes e figuras fazem a criança desenvolver sua imaginação estabelecendo seu processo de aprendizagem.
Por fim, a alfabetização motiva a linguagem oral e escrita dos sujeitos.
Decodificar, ler e escrever
Decodificar: são códigos atribuídos a significados, é um processo onde o sujeito absorve a habilidade de ler, interpretar e compreender.
Ler: é viajar, ter o domínio das palavras, é ser inteligente, significa estar preparado para o mundo.
Escrever: é uma arte, é saber colocar as palavras em ordem ou não. É uma forma de se comunicar e de transmitir informações e culturas.
A propósito de fornecer a compreensão dos termos, o decodificar não é ler porque o individuo apenas copia o que vê e não compreende, mas esse é um dos passos para aprender a ler, e copiar não é escrever , pois ler e escrever atribui a um processo continuo de alfabetização durante o ensino formal, a leitura e a escrita vão além da codificação e decodificação grafemas e fonemas. Isso consiste no desenvolvimento de habilidades do ler e escrever.
Por fim, tem como objetivo os aspectos da lingüística cognitiva, da fonologia e ortografia relacionadas ao ensino formal da escrita dentro da sala de aula.
Gêneros textuais
São modalidades que contam fatos do passado ou presente, fictício ou não, no entanto, o conto se define por sua pequena extensão e tem uma estrutura fechada, é uma ficção, fantasia ou imaginação. Já a história e quadrinhos são fatos que fazem sentido para as crianças, onde elas liberam trazendo para si um mundo mágico. Por meio da poesia se envolvem personagens criando um universo real ou de ficção num processo pelo qual a linguagem é utilizada e humanizada numa composição de verbos.
As lendas podem ser urbanas, folclóricas ou mitos, sendo estas narrativas pelas pessoas que transmitem por tradição oral de tempos em tempos. São falsos boatos, muito antigos e geralmente são breves escritas. Já a fabula é uma história onde os animais falam, podem transmitir lições de moral e não são apenas historias infantis, mas também um gênero literário.
[pic 2]
A importância do texto
Para que possamos formar leitores, é necessário que ofereçamos diferentes textos, para que a criança/aluno caminhe na interpretação pessoal, porque ler um texto é muito mais que decodificar e isso lhe dará um mínimo de fluência.
Elaborar um texto com coerência é sinal de que o individuo compreenda a forma gramática, lingüística, discursiva e o mundo que a cerca. Diante disso, vemos que não basta ensinar a reconhecer as letras, mas habituar-se a leitura.
A importância da leitura no processo de produção de textos e para a alfabetização
...