Trabalho Materias
Ensaios: Trabalho Materias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fbreyer • 14/6/2013 • 632 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
3.1.1 Tratamento Mecânico dos Aços
a) Tratamento a Quente
Chama-se tratamento mecânico a quente quando a temperatura de trabalho é maior 720º (zona crítica), em que ocorre a recristalização do aço. Nessa situação o aço é mais mole, sendo mais fácil de trabalhar, pois os grãos deformados recristalizam-se em seguida sob a forma de pequenos grãos.
Este tratamento consiste na laminação, no forjamento e na extrusão, realizados em temperaturas acima de 720ºC.
Nessas temperaturas há uma modificação da estrutura interna do aço,
ocorrendo homogeneização e recristalização com a redução do tamanho dos grãos, melhorando as características mecânicas do material. O aço obtido nessa situação apresenta melhor trabalhabilidade, aceita solda comum, possui diagrama tensão-deformação com patamar de escoamento, e resiste a incêndios moderados.
b) Tratamento a frio ou encruamento
Neste tratamento ocorre uma deformação dos grãos por meio de tração,
compressão ou torção. Resulta no aumento da resistência mecânica e da dureza, e diminuição da resistência à corrosão e da ductilidade, ou seja, decréscimo do alongamento e da estricção.
O processo é realizado abaixo da zona de temperatura crítica (720 ºC). Os grãos permanecem deformados e diz-se que o aço está encruado. Nesta situação, os diagramas tensão-deformação dos aços apresentam patamar de escoamento convencional, a solda torna-se mais difícil e, à temperaturada ordem de 600ºC, o encruamento é perdido.
3.2 Ferro Fundido
Com base no diagrama de equilíbrio ferro carbono, pode-se definir ferro
fundido como uma liga ferro-carbono, onde o carbono possui teores maiores que 2%, apresentando-se na forma de carbono combinado e carbono grafítico. O ferro fundido é considerado como uma liga ternária Fe-C-Si, uma vez que o silício aparece naturalmente junto com o carbono muitas vezes em porcentagem similares ou maiores que o próprio carbono .
Classificação
A) Ferro fundido cinzento – apresenta-se microestruturalmente com carbono na forma livre, grafita, em morfologia de lamelas e carbono na forma combinada, cementita (Fe3C). Neste caso, os principais elementos de liga são o carbono e o silício, podendo haver outros, como o manganês, cromo e cobre que irão conferir aos fundidos outras características exigidas. Sua superfície de fratura apresenta coloração cinza escuro .
B) Ferro fundido branco – apresenta-se microestruturalmente com predominância do carbono na forma combinada devido à baixa porcentagem de silício e a adição de outros elementos como cromo, que é estabilizador da
cementita, o que confere ao material a característica de maior resistência ao
desgaste. Sua superfície de fratura apresenta coloração clara e brilhante.
C) Ferro fundido mesclado – apresenta-se microestruturalmente como uma
combinação dos ferros fundidos cinzento e branco, ou seja,
...