Trabalho Social
Por: Ana Sanheiro • 20/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
SECÇÃO 1 – Descrições de Campo e Previsões
O trabalho social forense é uma grande área que inclui trabalho social com indivíduos, famílias, grupos ou comunidades que estão envolvidas em problemas legais.
A um nível micro isto inclui trabalhar com indivíduos e famílias envolvidas em disputas criminais e civis. A um nível macro inclui defender questões de justiça social, como reformas de prisões e trabalhar para que certas leis sejam decretadas ou promulgadas.
Os assistentes socias forenses trabalham tanto com a vítima como com o delinquente, desenvolvem serviços de prevenção para pessoas em risco de serem presas e para facilitar a reentrada do recluso na sociedade, trabalham com advogados, prestam depoimentos como especialistas em tribunais e apoiam programas alternativos de encarceramento.
Embora os trabalhadores sociais tenham tido um envolvimento substancial com o sistema jurídico, o trabalho social forense é uma área de especialização bastante recente. Levou algum tempo para que assistentes de trabalho sociais reivindicassem uma das áreas de mais rápido crescimento da prática de trabalho social e de grande potencial futuro.
CONFIGURAÇÕES
Uma das principais áreas em que os assistentes sociais forenses trabalham é a justiça juvenil e a prevenção da delinquência.
Os assistentes sociais que trabalham na área de justiça juvenil têm um papel importante. A um nível micro, assistentes sociais são treinados para trabalhar com os jovens e suas famílias como conselheiros, para prestar apoio e gestão de casos, para ajudar os jovens e famílias a navegar através de um sistema confuso durante um momento de crise. A um nível macro, assistentes sociais são fundamentais na defesa da justiça no sistema legal.
Uma das maiores arenas para o trabalho social forense é na guarda dos filhos e o supervisionamento da visitação. Os assistentes sociais são obrigados a representar os melhores interesses da criança e serão chamados a prestar relatórios escritos para as partes relevantes, ao tribunal, e a depor sob juramento. Os assistentes sociais servem como testemunhas, peritos e têm um papel chave nas decisões de custódia.
Agentes de liberdade condicional e especialistas em tratamento correcional trabalham com indivíduos que tenham sido condenadas por um crime, mas não estão a cumprir uma pena. A principal tarefa destas posições são o de supervisionar e aconselhar os infratores, desenvolver planos de reabilitação, contactos com os tribunais, elaboração de relatórios judiciais, e fornecer o testemunho de especialistas.
Tribunais comunitários são tribunais com foco em bairros procurando promover a responsabilidade cívica e dar resposta a crimes por baixa qualidade de vida. As penalidades para os infratores incluem serviços à comunidade e pode envolver serviços de reabilitação. Muitos tribunais comunitários empregam assistentes sociais e programas de oferta de tratamento direcionados para jovens. O foco está em identificar as necessidades e fornecer o tratamento, em oposição punição.
O PAPEL DE UM ASSISTENTE SOCIAL
A nível macro, a forte missão social da profissão de assistente social ajuda nos esforços da advocacia para mudar as muitas injustiças no sistema de justiça criminal.
O tratamento dos reclusos doentes mentais é outro problema social que os trabalhadores sociais estão a tentar resolver. Para aqueles assistentes sociais interessados na advocacia e reforma legislativa, o trabalho social forense é uma área onde se pode fazer uma contribuição substancial.
A nível micro, assistentes sociais podem participar no trabalho social forense através de uma agência ou através de um consultório privado, fornecendo o testemunho como especialistas e escrevendo relatórios judiciais, sendo esta uma habilidade bastante requisitada.
Muitas áreas de bem-estar da criança, tais como serviços de adoção, caem sob a rubrica do trabalho social forense. Como parte do processo de adotar uma criança, os pais potenciais são muitas vezes obrigados a obter um estudo sobre o ambiente em casa. Estes são conduzidos por assistentes sociais que visitam a casa e avaliar o ambiente doméstico. Assistentes sociais que se especializam nessa área podem também trabalhar para uma agência ou de forma independente.
QUESTÕES EMERGENTES E TENDÊNCIAS DO EMPREGO
Há uma forte tendência nos Estados Unidos para a criminalização da sociedade. Os Estados Unidos têm 2,3 milhões de prisioneiros na cadeia, mais do que qualquer outro país do mundo. As penas de prisão nos EUA tendem a ser mais longas em comparação com muitos outros países. Existem numerosas consequências inesperadas deste sistema legal, punitiva e dura, os assistentes sociais estão bem posicionados para abordar o que é um sistema de justiça muitas vezes injusta e desigual. Estes podem trabalhar na resolução alternativa de conflitos, desenvolver serviços preventivos para pessoas em risco de encarceramento, e ajudar a facilitar a reentrada sociedade para aqueles que saem da prisão.
...