História do trabalho social no Brasil
Artigo: História do trabalho social no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izaquieltavares • 24/11/2013 • Artigo • 573 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
Curso: Bacharelado em Serviço Social - 2º Período
Trata da história do serviço social no contexto histórico, levando em consideração o sistema capitalista e suas peculiaridades no serviço social.
No contexto histórico do Capitalismo Industrial, podemos entender e compreender o capitalismo a partir de alguns conceitos e identificar as classes sociais. Os dominantes e os dominados.
O serviço social no Brasil nasceu nos anos 30 devido às necessidades da sociedade, os pobres, os miseráveis.
Segundo Werner Sombart o Capitalismo Industrial e Polarização Social tem como ponto de partida o espírito empreendedor nacional. O capitalismo é um processo de organização idealista de uma nova configuração apenas econômica.
A Escola Histórica Alemã defende como sendo caráter de sistema comercial do capitalismo. Referendo-se ao movimento entre mercado e lucro, próprio do capitalismo.
Nos meios de produção estão as evoluções históricas:
Artesanal: o empregado conhecia todo o processo de produção
Manufatureiro: aceleração da produção para atender ao mercado
Industrial: o operário conhece somente a parte que executa.
Os objetos de escudos do serviço social são as expressões sociais, a pobreza, o analfabetismo, a vulnerabilidade da moradia, a violência, as escolas.
A divisão das classes dominante e dominada, burguesia e proletariado, tudo isso são termos que iremos usar muito dentro do estudo do capitalismo.
A lei dos pobres 1597 – usuário da lei do sistema de assistência pública
A lei do homem e cidadão 1789 – despertou muitos ideias de lutas, o trabalhador ainda não tinha consciência de sua exploração.
Os operariados são explorados em nome do capital. Jornadas de trabalhos excessivos e pesadas. Começaram a viver próximos as fábricas para permanecerem o máximo de tempo possível no trabalho.
Destacam-se neste contexto:
• A divisão social do trabalho
• Dono do capital
• Relações sociais
Quem domina é a burguesia, quem estar sendo dominado é o operariado, porem neste contexto ocorre às relações sociais.
Os operários começam a se organizarem e percebem que estão sendo explorados, eles percebem que no modo capitalista existe a posse privada dos meios de produção por uma classe e a exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm. Devido a este conhecimento ou descoberta de estarem sendo explorados, os trabalhadores começam a se organizar para criarem movimentos em prol da classe operária.
Neste período a sociedade começa a se dividir, percebendo a necessidade de lutarem contra a exploração da burguesia, a classe dominante.
O Serviço Social nasceu pela influencia do sistema capitalista e tem como objetivo ajudar as pessoas que estão lutando por melhores condições
...