Treinamento De Desenvolvimento
Trabalho Escolar: Treinamento De Desenvolvimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laridocarmo • 5/12/2014 • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 482 Visualizações
Introdução:
A busca pela eficiência no mundo empreendedor sempre foi uma meta complexa deste o inicio da revolução industrial, à medida que o mercado capitalista exige de uma organização um grande diferencial competitivo para se mantiver no mercado. Essa demanda por efetividade faz com que cada vez mais novidades com aportes tecnológicos surgem a fim de ajudar nos processos gerenciais, equipamentos e softwares são notórios em empresas nos dias de hoje. Contudo, por mais que a tecnologia venha trazer inúmeros benefícios, ela seria em vão, se não existe pessoas gerenciando-as .Com isso fica bem elucidado, que as pessoas não são apenas recursos e sim uma grande força propulsora no que diz respeito a gestão.
Assim empresas passaram a investir na prática de gestão de pessoas, um método que tem por função aperfeiçoar a capacidade intelectual das pessoas a fim de ajudar de forma proeminente na administração de uma organização, segundo Robert W. Woodruff ex -diretor da Coca-Cola “ São as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem sucedidas ou quebrar”. Esta nova concepção de gestão vai muito além da aplicação da área de Recursos humanos da maioria das empresas atuais, que estão sempre voltadas para a parte burocrática e não visam à capacidade das pessoas.
Ao aplicar o conceito de gestão de pessoas, é comum a utilização do modelo de treinamento e desenvolvimento, que concede aos colaboradores da empresa um grande desenvolvimento dentro do efêmero ambiente de trabalho de uma empresa.
Este trabalho tem por função mostrar como este modelo pode ajudar de forma efetiva uma organização a ascender seus objetivos.
Treinamento:
Atualmente o mundo muda constantemente e para as empresas conseguirem se mantiver em destaque é necessário que tenha a capacidade de mudança, de se adaptarem as novas exigências do mercado. Mas, para que possam atender a essa demanda, é de extrema importância capacitar e desenvolver seus funcionários, afinal as empresas não trabalham sozinha.
Treinamento:
Segundo Lacombe (2012), as empresa treinam seus empregados para proporciona-los novas habilitações ou aperfeiçoar as que ele já possui, essa é a principal razão. Com isso, produz mais e melhor para empresa, sendo retorno ao investimento do treinamento.
Em vários momentos é necessário o treinamento, no caso da empresa estudada, Brasil Center Comunicação, o primeiro treinamento, tem duração de quatro semanas. É quando o funcionário é selecionado após o processo seletivo e é necessário que aprenda a operar os sistemas, bem como atender a solicitações de cada cliente. Este treinamento é dividido em duas partes:
A primeira, o empregado recebe todas as orientações em sala pelos Analistas, e passa por testes de conhecimento.
A segunda parte é a ultima semana, quando o funcionário começa a ter o contato via telefone com o cliente e exerce tudo aquilo que aprendeu nas três semanas anteriores, porém conta com a ajuda também de funcionários já qualificados e experientes em atendimento, são os chamados “Anjos” no Call Center, pois prestam toda a assistência necessária.
Em outra ocasião, é quando o funcionário é transferido ou promovido para outra campanha, pois os procedimentos se alteram se acordo com a finalidade de cada setor.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu a partir de 1962, decorrente das ideias de vários autores, a respeito do ser humano, da organização e do ambiente em que estes crescem e se desenvolvem. O desenvolvimento de competências relaciona-se operacionalmente com desenvolvimento dos recursos humanos e a sua optimização para atingir os objetivos desenvolvimentos:
O organizacional recurso humano é cada vez mais visto como um fator decisivo de sucesso competitividade a para estratégica organização. Tem que assegurar permanente equilíbrio entre os objetivos da organização e os do pessoal, da formação e educação operacional, e sintetiza todas as medidas de formação contínua.
Desenvolvimento é: “aperfeiçoar capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização”. (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000); Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o pessoas das futuro desempenho organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tuturia, coaching, entre outros.
Todavia, treinamento é o componente principal do Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH). Os objetivos principais do treinamento são:
• Melhorar o desempenho dos empregados através do desenvolvimento de suas competências.
• Reduzir o tempo de aprendizagem dos novos empregados e da preparação para novos cargos.
• Antecipar necessidades futuras de recursos humanos e desenvolver pessoal para preenchê-las. O processo de treinamento compreende as segui A função de RH auxilia os gerentes de linha nesta direção. Eles e os agentes de desenvolvimento de RH devem colaborar continuamente para assegurar o alcance dos objetivos da política de treinamento. O treinamento envolve a organização como um todo e está diretamente relacionado a todas as suas funções-chave. A condução do planejamento de treinamento deve ser compartilhada por toda a administração, através de representantes de todas as áreas funcionais - operações, finanças, RH, etc., A análise de necessidades de treinamento deve levar em conta:
1. As metas organizacionais e os planos globais, que indicam o direcionamento estratégico da organização e, por conseguinte, suas principais prioridades de treinamento;
2. Os planos de RH e sucessão, que contêm informações sobre exigências futuras de habilidades e necessidades de treinamento gerencial;
3. Resultados de entrevistas de desligamento, que podem apontar insuficiências organizacionais no tocante ao treinamento;
4. As estatísticas de pessoal disponíveis (por exemplo: índices de rotatividade,
...