Treinamento E Desenvolvimento
Trabalho Universitário: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lusia.lopes • 21/3/2014 • 2.318 Palavras (10 Páginas) • 278 Visualizações
Fundamentação Teórica
Gestão de Desempenho
A avaliação do desempenho de um profissional, uma equipe ou até mesmo um método produção, é algo a ser feito dentro de vários critérios, pois significa medir de forma clara e objetiva todo processo estabelecido e o resultado desse processo. Os principais envolvidos no processo da avaliação são: A organização, o avaliador e o avaliado.
A organização deve estar preparada para tal processo tendo nela profissionais aptos para a avaliação do desempenho, esse avaliador, que em muitas vezes é o supervisor, deve ser sucinto em seu julgamento, utilizando-se de conhecimentos específicos de toda área ou equipe avaliada, levando em conta fatores éticos, de personalidade e até mesmo fatores sociais, o que contribui muito para uma avaliação eficaz.
A avaliação de desempenho de seus colaborados e meios de trabalho, há nela duas formas de avaliação freqüentemente aplicadas em conjunto, a primeira é feita através de pesquisas realizadas em todos os setores da organização e funcionários que nela trabalham, aplicada trimestralmente, analisa a produtividade, satisfação, interesse e desenvoltura de seus colaboradores, como também, o modo como exerce sua função, seus equipamentos e a qualidade do trabalho oferecido por tais, além de que nela estão contidas informações pessoais dos funcionários para um estudo do perfil de cada um.
Através de seus gestores setoriais, é feita a observação diária dos colaboradores em seu ambiente de trabalho, mantendo diária a avaliação dentro da organização, sendo esse o segundo método utilizado.
De acordo com o conteúdo estudado, a empresa exerce a avaliação de seus funcionários e métodos de trabalho, mas se faz se faz necessária uma inovação, tem-se a falta de métodos mais variados e de maior retorno para uma avaliação eficaz, porém existem diversos outros meios para uma avaliação eficiente nos dias de hoje, logicamente que seus métodos dão respostas favoráveis, mas o apego a esses é algo a ser revisto para que a empresa alcance melhores resultados.
Treinamento e desenvolvimento
Com estudo da disciplina de treinamento e desenvolvimento de pessoas, pode-se afirmar que o treinamento é uma peça chave para o desenvolvimento organizacional, porém para que se chegue ao desenvolvimento organizacional é necessário que o planejamento do mesmo seja bem elaborado, para garantir o alcance dos objetivos que se destina, com eficácia.
É importante destacar que todo processo de melhoria, como qualidade, criatividade, inovação, com produtividade, são inseridos nas empresas por meio de treinamento e desenvolvimento, que possuem funções distintas exigem treinamentos e desenvolvimento distintos e com ambos devem fazer parte de todo as área de uma organização que devem buscar melhorias constantes não nos processos, mas nas pessoas que os compõem.
É preciso destacar que a necessidade de constantes mudanças, de comportamento das organizações e dos profissionais gera um grande reflexo no mercado de trabalho, pois é atingido diretamente e em conseqüência disso se faz necessário repensar as atividades profissionais, pois além do conhecimento, a inovação e comportamento empreendedor são exigidos de um bom funcionário. Essas mudanças movimentam a mão de obra para diversos setores da economia, de maneira lenta em decorrência a diversos fatores como o desenvolvimento tecnológico, a globalização e a competitividade.
O crescimento individual conduz ao crescimento das equipes, o qual conduz ao crescimento das áreas funcionais e este ao crescimento da organização, isso ocorre graças à contribuição dos subsistemas de desenvolvimento de recursos humanos, sendo que o treinamento e o desenvolvimento baseiam na psicologia industrial onde a aprendizagem e tratada em nível individual, já o desenvolvimento organizacional baseia-se na psicologia organizacional é um estrato, mais amplo e abrangente, trata-se de como as organizações aprendem e desenvolvem-se.
Todo esse processo de aprendizagem seja ele individual ou não é preciso muito mais do que preparar pessoas para execução das atividades operacionais é necessário transformá-las em talentos, pois isso traz uma enorme robustez ao desempenho individual, além de que aplicação dos recursos utilizados pelas áreas de Rh de uma organização e capaz de transformar as pessoas em capital humano.
O T&D, em muitas organizações está caminhando gradativamente para a Educação Corporativa que é um movimento paulatino e definitivo, que surgiu da necessidade de as organizações desenvolverem as competências de seus funcionários, resultante da pressão competitiva do mundo dos negócios.
Segundo Chiavenato (2009, p 118), as organizações do novo milênio precisam reunir cinco características simultâneas e fundamentais, representadas pelos cinco FS: fast, focused, flexible, friend, fun, ou seja, veloz, focada, flexível, amigável e divertida.
Educação Corporativa
Foi constatado que a competência é, atualmente, o principal suporte para a realização de uma gestão estratégica de pessoas. Com base nesta informação, chegou-se à conclusão de que deve ser dada uma nova roupagem aos atuais contratos celebrados entre empresas e organizações, bem como em relação às referências conceituais necessárias para compreender a gestão de pessoas na empresa moderna. Com isso, torna-se possível ter uma idéia clara e precisa sobre os reais impactos provocados nos conceitos de desenvolvimento profissional, sob o ponto de vista individual e organizacional.
Foi possível identificar e compreender quais são os pilares básicos da Educação Corporativa e qual o papel do chief learning officer, ou seja, como estes líderes devem atuar, não somente na criação e manutenção de um sistema de Educação Corporativa, mas também para fazer com que tal sistema obtenha o êxito desejado pela organização, em especial quando estes executivos atuam como transmissores de conhecimento.
Analisando os conhecimentos adquiridos através da disciplina de Educação Corporativa, afirma-se que a empresa em estudo ainda não utiliza o sistema, mas pretende colocá-lo em prática em breve, pois se tratando de uma organização voltada ao seguimento de gestão de pessoas, está sempre “antenada” com as novas tendências de mercado e sabe da importância do mesmo.
De acordo com as respostas dadas ao questionário, nota-se que os colaboradores da empresa em questão estão informados a respeito do tema, sabendo de sua importância e querem que seja implantado na empresa
...