Treinamento E Desenvolvimento
Ensaios: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabijesus • 22/3/2014 • 3.485 Palavras (14 Páginas) • 226 Visualizações
PESQUISA DE CAMPO – Empresa Objeto de Estudo
A pesquisa de campo para levantamento de necessidades para identificar as necessidades de treinamento (questionário) foi aplicado na Filial 14 da rede Barbosa Supermercados, localizada na Avenida Otávio Braga de Mesquita, n° 1960, no bairro Vila Flórida em Guarulhos, constituida pelos setores de açougue, Frutas Legumes e Verduras – FLV, peixaria, padaria, frios, rotesseria, frente de caixa, fiscal de loja, departamento de pessoal, refeitório, limpeza, cartaz, fiscal de preço, estoque, recebimento, Central de Processamento de Dados – CPD e Gerência. Essa pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: 1.Elaboração do projeto de pesquisa (questionário), 2.Apresentação do projeto a Gerência, 3.Aprovação e validação do projeto de pesquisa pela gerência (questionário), 4.Divulgação da pesquisa e aplicação da mesma, 5.Tabulação e análise dos resultados, 6.Divulgação dos resultados, 7.Elaboração do plano de ações.
CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
O questionário aplicado para levantamento das necessidades de treinamento foi aplicado para os funcionários de todos os setores da loja. 20 colaboradores responderam o questionário, sendo 13 homens e 7 mulheres, com idade entre 21 e 50 anos. Os funcionários responderam as questões sobre a importância da água, e o quanto é fundamental o consumo consciente desse recurso tão necessario para existência da humanidade classificando os de acordo com seu ponto de vista, podemos também conhecer um pouco sobre eles e suas práticas de consumo, para que assim pudessemos identificar a necessidade de um possivel treinamento em cima do assunto abordado nesse trabalho. Um outro questionário de levantamento de Necessidades de Treinamento para o Gestor, foi aplicado com o objetivo de verificar a situação atual em que se encontra a empresa e como esse gestor se coloca em relação ao consumo consciente de água.
QUESTIONÁRIO – GESTOR
O questionário foi respondido pelo gestor da loja, o qual não autorizou a divulgação do seu nome neste trabalho, um homem com 36 anos de idade, aparentemente apresentável, educado e que respondeu as perguntas esclarecendo verbalmente suas respostas, na questão 3 onde perguntamos se ele costuma conscientizar os seus subordinados ao uso consciente de água o mesmo respondeu que busca sempre repassar o quanto é importante o uso da água racionalmente, na questão 4 ele se classificou em uma escala de 0 a 10 com a nota 8 em relação ao uso consciente de água, pois o mesmo acredita que sempre existe algo a mais para aprender ou ser melhorado. Questão 5 perguntamos se a empresa possui algum sistema de tratamento, reutilização sustentável de água, ele respondeu que não, mais que está estudando essa possibilidade. Na 6 perguntamos como ele considerava o consumo de água mensalmente da empresa, ele respondeu que médio, ainda existem um desgaste muito grande e desnecessario de água que precisar ser melhorado. Na questao 7 Considerando a questão anterior em uma escala de 0 a 10 o quanto é preciso ser melhorado ele respondeu com nota 6, como já citou acima ainda tem muitas coisas que podem ser feitas para reduzir o consumo de água. E para finalizar nosso questionário perguntamos na questão 8 com que frequência ele monitora os setores na questão de consumo consciente de água, ele respondeu que quase sempre, pois devido ele ter muitas atividades a serem executadas no decorrer do dia não consegue está sempre monitorando os setores a respeito desse assunto, mais afirmou que sempre que possivel ele está cobrando, orientando e muitas vezes até advertindo os colaboradores nessa questão.
TABULAÇÃO DE DADOS – Questionário dos funcionários.
Entre os 20 funcionários que responderam ao questionário como o gráfico nos mostra 35% são mulheres e 65% são homens.
Neste gráfico podemos concluir que a maior parte dos entrevistados estão na faixa etária entre 25 e 35 anos, seguido de 30% que estão entre 18 e 25 anos, e 30% entre 35 e 45 anos, e apenas 5% acima dos 45 anos.
Todos os entrevistados já ouviram falar em consumo consciente de água, porém os dados a seguir chamam a atenção em alguns requisitos.
Neste gráfico, por exemplo: 55% dos 20 entrevistados classificam-se como regular em relação ao consumo consciente, seguido apenas de 25% que se classificam bons, 10% ótimo e 10% ruim, ligando o regular ao ruim totalizando 65% e o ótimo ao bom totalizando 35%, podemos perceber que 65% é uma quantidade alarmante uma vez que todos já ouviram falar em consumo consciente.
Neste gráfico podemos ver que apenas 25% consideram a água como um fator muito importante, contra 75% que considera apenas importante.
Podemos concluir ao analisar este gráfico que é necessário conscientizar mais as pessoas a praticarem no dia a dia, medidas simples muitas vezes sem importância mais que fazem grande diferença, como por exemplo, escovar os dentes com torneira fechada, tomar banhos com tempos menores, evitar está dando descargas com bastante frequência, lavar a louça aproveitando ao máximo á água, podemos ate utilizar a água da maquina de lavar para fazer outras coisas como lavar o quintal.
Neste gráfico buscamos identificar qual o meio de comunicação pelo qual as pessoas tem mais acesso ao assunto abordado nesse trabalho, e podemos concluir que o famoso boca a boca representa 57% dos entrevistados, sendo assim eles ficam sabendo sobre o assunto através de outras pessoas, como vizinhos, amigos, parentes, etc.
Neste último gráfico é possível ver claramente que 45% dos entrevistados acreditam que o governo é o responsável por conscientizar a população, já 30% acreditam que os moradores devem procurar conscientizarem uns aos outros, contra apenas 10% que acreditam que todos podem ajudar, fazendo pequenas práticas no dia a dia, unindo forças a cada dia para garantir a preservação e existência dos recursos hídricos, para nós e para as futuras gerações.
Com base nesse estudo, podemos identificar que a empresa necessita passar por algumas mudanças e acreditamos que a melhor forma, seria um treinamento
...