Treinamento E Desenvolvimento
Artigo: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marindiap • 2/11/2014 • 2.171 Palavras (9 Páginas) • 211 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO............................................................................................................3
RESUMO.............................................................................................................
INTRODUÇÃO................................................................................................... 4
ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO..............................................................................
CONCLUSÃO........................................................................................................
REFERÊNCIAS....................................................................................................
RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo mostrar as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, apesar de serem conceitos muito próximos, o que diferencia um do outro é a questão do tempo; são duas ferramentas em que as empresas fazem uso para obter sucesso empresarial . Além de trazer vantagens para dentro das organizações contribuem principalmente para o desempenho de seus colaboradores e dão apoio estratégico para as empresas.
Palavras chave: Treinamento, diferenças, Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho é um meio dinâmico e está em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda essa competitividade exige que as empresas tenham em seu quadro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado. É nesse contexto em que ouvimos falar de treinamento e desenvolvimento; embora ambos façam parte do processo de aprendizado dentro de uma organização existe diferença entre eles que serão apresentadas nesse artigo.
Essas duas ferramentas além de contribuírem para as empresas atingirem seus objetivos as mesmas dão apoio estratégico as empresas, e é uma das formas que as mesmas tem para capacitar e garantir o sucesso empresarial. . Ambos, treinamento e desenvolvimento, constituem processos de aprendizagem.
Ao contratar um novo funcionário que nunca teve experiência como frentista ele precisaria passar por um processo de capacitação. Ao longo do tempo este profissional precisa melhorar suas habilidades, tendo que passar por um programa de treinamento. Ao identificar competências de liderança neste funcionário e possibilidade de ascensão de cargo o mais prudente é desenvolvê-lo antes de promovê-lo. Esse exemplo nos mostra o real papel que o treinamento e desenvolvimento tem dentro das organizações.
Treinamento e desenvolvimento são duas palavras estratégicas que devem fazer parte do vocabulário de toda organização que queira se manter competitiva no mercado e oferecer diferenciais aos clientes
DESENVOLVIMENTO
Para iniciar iremos retratar aspectos históricos de quando T&D teve seus primeiros vestígios, que foi nos primórdios da civilização, quando o homem da caverna repassava aos seus descendentes os conhecimentos básicos que asseguravam a sobrevivência e a continuidade da espécie humana. Muitos milênios passaram ate as atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal começaram a ser percebidas, compreendidas, sistematizadas e utilizadas em benéfico mais amplo. Foi na segunda guerra mundial ate o final da década de 80 que marcou o inicio do processo de reconhecimento da importância de T&D, pois grande esforço de pesquisa foi devotado ao estudo dessa área, gerando conjunto de conhecimentos que vem sendo utilizado pelas organizações. O inicio da década de 90 tem demonstrado que esse esforço de pesquisa continua ainda mais forte, a medida que faz necessário as demandas de uma sociedade cada vez mais exigente, dinâmica e informatizada. Hoje em dia o treinamento e o desenvolvimento deixa de ser apenas capacitação de mão de obra e assumem papel fundamental na busca de vantagens competitivas
A área de T&D dentro de uma organização precisa desenvolver competências nos seus colaboradores, fazendo um elo entre o que a empresa necessita e o que o mercado onde ela está inserida exige dela, ou seja, o T&D precisa desenvolver conhecimentos e habilidades a fim de fomentar atitudes em seus colaboradores que venham suprir as necessidades negociais da empresa diante a um mercado onde a competitividade é extremamente acirrada e a busca pelo desenvolvimento de um meio de manter sua sustentabilidade é proporcionada pelo constante aprimoramento de sua vantagem competitiva. A T&D deve criar mecanismos de proteção e defesa para a manutenção da liderança das competências essenciais da empresa a fim de que se tenha novas experiências em mercados pouco ou ainda não explorados. A melhor forma de manter a liderança das competências essenciais é evitar a “miopia” da maioria dos programas de treinamentos, que apenas desenvolve as pessoas para as tarefas já existentes, quando que na verdade, deve-se desenvolver conhecimentos, habilidades que gerem atitudes capazes de buscar uma constante evolução na forma de trabalhar suas tarefas e seus mercados. Tem que ser capaz de observar as práticas adotadas nos mercados e adaptá-las a sua realidade, ou mesmo criar e recriar formas de trabalho e observação. E também criar um conjunto de competências voltado a ampliar a capacidade de observação e planejamento do futuro da organização.
É importante também ressaltar a importância da área de T&D em integrar e interagir com todas as áreas da empresa. Fazendo isso, a área de T&D se torna ferramenta estratégica na Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual em qualquer organização.
Agora que vimos algumas importâncias que T&D tem nas empresas ireimos detalhar de forma separada suas diferenças:
O treinamento tornou-se, mais do que nunca um forte aliado das empresas que buscam
...