Treinamento E Desenvolvimento
Artigos Científicos: Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 150109 • 7/12/2014 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PETROBRÁS
Estudo de Caso
Ana Carolina Paganella Pires e Denise Regina Becker
Gestão do conhecimento Professor: Eduardo Giuliani - PUCRio Grande do Sul
curso de Engenharia de Produção
[INTRODUÇÃO]
Petrobrás é uma companhia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, possui escritórios e gerências de administração em importantes cidades brasileiras como Brasília, Salvador e São Paulo. Além de estar presente em diversas localidades nas quais existem representações das suas subsidiárias, a Petrobrás possui, ainda, escritórios em Londres, Nova Iorque e Japão.
Devido à alta competitividade do novo cenário do setor de energia, a Petrobrás posicionou-¬se em relação ao futuro, utilizando os mais modernos instrumentos de gestão. Essa nova estrutura, forte e bem posicionada, é fruto do sistema de Gestão do Conhecimento implantado na empresa e que já esta gerando mudanças e fazendo com que a Petrobrás esteja alcançando suas metas estratégicas de expansão, internacionalização, rentabilidade e produtividade.
Recursos Humanos da Petrobrás
Valorizar o capital humano da Petrobrás é a principal atividade da área de Recursos Humanos da Companhia.
A Petrobrás acredita que a função de uma empresa não se resume a dar lucro e emprego, pagar impostos e cumprir as leis. Por isso, todos os procedimentos de informação e segurança foram revisados em seu Plano Estratégico, assim como foram reavaliados todos os programas de treinamento do pessoal envolvido. A Petrobrás é uma das empresas brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que é impossível alcançar seus resultados financeiros, de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham.
A missão da política de Recursos Humanos da Companhia tem como foco principal assegurar um sistema de gestão de RH que valorize o potencial humano e gere ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e se comprometerem com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.
Ativos Intangíveis
A excelência tecnológica desenvolvida pela Petrobrás em todos os segmentos da indústria do petróleo responde por parte significativa de seu valor de mercado. O capital intelectual acumulado pela Companhia ao longo de 50 anos de atividade, especialmente na exploração e produção em águas profundas, tem constituído moeda de troca que lhe abre novas frentes de negócios, viabiliza parcerias e influi na tomada de decisão pelos investidores que nela apostam.
Embora não se possa, hoje, calcular em valores correntes, esse capital constitui o que se convencionou chamar de ativos intangíveis, que na Petrobrás são classificados em quatro grupos: humanos, organizacionais, de domínio tecnológico, e de relacionamento.
Implantação da Gestão do Conhecimento
A companhia iniciou, em 2005, com a construção de um Programa de Gestão do Conhecimento para o Sistema Petrobrás, baseado no modelo desenvolvido para a área Internacional. O objetivo é fortalecer as competências operacionais, gerenciais e tecnológicas e garantir a disseminação interna do conhecimento. Durante o ano, foram realizados projetos-piloto nas práticas de Gestão do Conhecimento (estudos de caso, gravação de narrativas, base de melhores práticas, catálogo de especialistas, encontro de lições aprendidas, comunidades de práticas e taxonomias), que darão suporte metodológico a esse programa.
Com a finalidade de divulgar entre os profissionais de exploração e produção as experiências e melhores práticas na área, foi instituído, em 2005, o Programa de Comunidades de Práticas do E&P (exploração e produção). Este programa permite a integração dos diversos ambientes de conhecimento, sem limitações impostas pelas fronteiras organizacionais. Nas seis comunidades abrangidas inicialmente, é esperado o envolvimento de 2.500 empregados.
Premissas sobre o Conhecimento na Petrobrás
O conhecimento deve ser visto como um ativo organizacional, que facilita o processo de tomada de decisão, ao melhorar a sua qualidade e reduzir os fatores de risco.
• Tão importante como o conhecimento que se encontra documentado em relatórios, padrões ou procedimentos é o conhecimento acumulado pelos indivíduos em anos de experiência, dentro e fora da Petrobrás.
• São
...