Técnicas de Redação e Arquivo
Por: 99570 • 17/6/2016 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
Módulo III
Professor (a): Roseane Justino.
Disciplina: Técnicas de Redação e Arquivo.
Aluno (a):
Pratique unidade 05 – Página 61.
Comando: Pesquise na escola onde você trabalha (e/ou em outras escolas de sua cidade) como estão armazenados os arquivos, se ainda são arquivados da forma tradicional (arquivo físico: espaço físico, como a existência de salas, depósitos, edifícios ou galpões para guardar documentos), se são arquivados das formas tradicionais e informatizados (também conhecido como arquivo/sistema misto) ou se estão arquivados somente da forma informatizada. Relate-nos o que você observou. Se você verificou que sua escola (e/ou nas outras de sua cidade) têm arquivos tradicionais, explique-nos porque elas ainda têm esse tipo de arquivo, o que é necessário para que elas possam iniciar o processo de transição de arquivo físico para arquivos informatizados.
Arquivos APAE/Despertar
À partir da definição de arquivo como: conjunto de documentos relativos à história de país, região, cidade, instituição, família, pessoas e outros, e recinto onde se guarda esses documentos, podendo ser digitalizados, gravados em dispositivos de armazenamento (CD-ROM, Pen-drive, etc...) ou ser os arquivos físicos. De acordo com esse conhecimento em meu local de trabalho a ERC. Ed. Esp. Despertar Para a Vida, nosso arquivo é quase em sua totalidade físico, apenas o registro dos alunos do ano letivo de 2016 estão informatizados, mesmo assim ha um arquivo físico correspondente.
Para notarmos a importância desses arquivos cito João Bosco Medeiros e Sônia Hernandes:
“Em sentido amplo, a documentação tem por finalidade reunir e organizar todos os conhecimentos que o homem adquiriu através dos tempos e com isso permitir sua divulgação e utilização, proporcionando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a finalidade da documentação, na maioria dos casos, depende da forma como foi organizada e de como é utilizada.”
(MEDEIROS, HERNANDES, 2004. p. 211.)
Embora trabalhe em uma escola de educação especial, nosso alunos adquirem conhecimentos, bem como nossos funcionários nossos arquivos de certa formas, reúnem e organizam esses feitos.
Estes estão divididos em:
Arquivo Morto: Este contém os dados de ex-funcionários, ex-alunos e prestações de contas com mais de 3 anos relacionadas ao Fundeb (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), informações com mais de 5 anos do censo escolar e documentação dos últimos convênios da escola.[pic 3]
[pic 4]
Arquivo Inativo: Havendo, embora pouca a procura por esses documentos eles estão arquivados junto com os ativos diferenciados pelos rótulos. Neste contém as informações de funcionários aguardando aposentadorias, de alunos do ano anterior e ofícios e memorandos expeditos nos doía anos anteriores.
[pic 5]
Arquivo Ativo: Nesses são guardados, os registros dos funcionários ativos bem como dos alunos matriculados no corrente ano e ofícios e memorandos expedidos no ano letivo atual.
[pic 6]
Arquivo Informatizado: neste há apenas os dados dos alunos matriculados no ano corrente, mas ainda assim há um arquivo físico correspondente. A procura pelos dados destes alunos é frequente e necessita sempre de cópias de Xerox dos seus dados o que justifica o arquivo físico.
A existência de tanto arquivo físico dar-se por alguns fatores: Primeiro pela habitual ideia de arquivo como algo palpável, segundo as pessoas que trabalham na área em sua maioria não possuem conhecimento de informática suficiente para arquivar e depois consultar os dados e terceiro pelo desconhecimento das vantagens de se ter um arquivo digitalizado.
...