TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais

Dissertações: Tópicos Especiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

***********

Código: ********

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS-SEM - Série: 4 - Turma: AF

Tópicos Especiais

POLO FRANCA

1 - Quais são as principais diferenças entre o custeio por absorção e o custeio variável?

R: No custeio por absorção todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto, no variável apenas os custos variáveis é que são considerados. O resultado do custeio por absorção varia em função da produção, no variável, o resultado varia somente em função das vendas. No custeio por absorção, é necessário utilizar métodos de rateio, muitas vezes arbitrário para atribuir os custos fixos aos produtos, no variável não se utiliza métodos de rateio, os custos fixos são considerados como despesas e não como custo do produto. No custeio por absorção é possível estabelecer o custo total unitário dos produtos, no variável há um custo unitário parcial, pois considera os custos variáveis. No custeio por absorção não identifica a margem de contribuição e é importante para decisões de longo prazo. Já no custeio variável identifica a margem de contribuição unitária global e é importante para decisões de curto prazo.

2 - Sob quais circunstancias o lucro operacional e o estoque são iguais tanto no custeio variável quanto no custeio por absorção? Quando o lucro operacional e o estoque no custeio variável são menores? Quando são maiores?

R: Quando a produção está igual às vendas e sem o estoque inicial, o resultado operacional será o mesmo, seja qualquer método de custeio escolhido, pois todos os custos e despesas terão sido debitados ao resultado. Nos casos em que o resultado do período a quantidade produzida é maior do que a quantidade vendida, o lucro operacional no custeio variável será menor do que no custeio por absorção. Mas se a quantidade vendida é maior do que a quantidade produzida, o lucro operacional no custeio variável será maior do que no custeio por absorção.

3 - Quais são as vantagens do custeio variável? Quais são as críticas que podem ser feitas a ele?

R: Basicamente é com relação a produção de informações para tomada de decisões, além disso, á a não adoção de critérios de rateio para apropriação dos custos fixos, já que esses são considerados como despesas do período.

Desvantagens – A exclusão dos custos fixos indiretos para valoração dos estoque causa a sua subavaliação, fere os princípios contábeis e altera o resultado do período. A separação dos custos fixos e varáveis não é tão clara como parece, pois existem custos semivariáveis e semifixos, podendo no custeamento direto incorrerem problemas semelhantes de identificação dos elementos de custeio.

4 - Como uma companhia que utiliza o custeio por absorção pode ter seu lucro alterado sem alteração no volume de vendas?

R: Quando a empresa aumenta seu volume de produção, o custo fixo do produto fabricado vai diminuir quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com