UMA CAÇA PARA CULPA E UMA CAÇA PARA REDENÇÃO
Por: Joanir Chaves • 23/5/2017 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
UMA CAÇA PARA CULPA E UMA CAÇA PARA REDENÇÃO
HOSSEINI, Khaled. O CAÇADOR DE PIPAS. Tradução Maria Helena Rouanet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2005.
O romance tem início no período final da monarquia no Afeganistão, tem como personagem principal Amir, filho de um homem rico e muito respeitado em Cabul.
O enredo principal do livro é a relação de Amir com Hassan, filho de um empregado da casa de Amir. Ele e Hassan passaram a infância juntos, muito embora Amir não considerasse Hassan com um amigo, pelas diferenças entre classes sociais e por ele ser de etnia sunita e Hassan xiita, ambos faziam tudo juntos.
Assef, um garoto prepotente de família rica aparece como vilão no romance, em certa ocasião ele, com ajuda de alguns amigos, violenta Hassan e Amir, com medo, apenas observa a cena escondido.
Amir tente se livrar de seu sentimento de culpa criando situações para fazer com que seu pai enviasse Hassan e seu pai Ali embora de sua casa, ele obtém êxito, pois, mesmo seu pai perdoando Hassan da acusação de Amir, o pai de Hassan decide ir embora de qualquer maneira.
Com a invasão soviética no Afeganistão Amir e seu pai fogem para a os Estados unidos e começam uma nova vida juntos. Lá Amir conhece sua Esposa, Soraya.
Apesar das dificuldades enfrentadas Amir consegue uma vida tranquila na América onde passa a ser escritor, contudo, o passado volta a bater em sua porta lhe proporcionando a chance de redenção.
O livro abrange temas diversos como o amor, demonstrado nas relações entre Amir e seu pai, Amir e Hassan, Amir e Soraya; a honra e o medo; a culpa e a redenção.
O autor apresenta ao leitor uma cultura desconhecida e é rico em detalhes nas descrições de muitos momentos e lugares.
...