Violencia
Resenha: Violencia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesiro • 18/10/2013 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Existem vários tipos de formas realizarem violência contra a criança, como: Hostilidade Verbal: São os gritos, xingamentos com palavras que ameaçam as crianças. Negligência: O adulto responsável deixa de suprir as necessidades básicas para o desenvolvimento físico ou psíquico da criança. Desprezo: Este tipo de violência aparece quando o adulto deprecia qualquer tentativa da criança de tomar iniciativas, não dá valor às ideias e opiniões que o filho expresse e compara a outras crianças menosprezando sempre. Abandono Físico e Emocional: quando os pais que se ausentam por longos períodos, deixando os filhos aos cuidados de outras pessoas ou sozinhas. A ameaça de abandono também é extremamente prejudicial à criança gerando nela muita insegurança e medo, e se dá quando os pais a querem castigar, dizendo que irão entregá-la à adoção, ou mandá-la embora se ela não agir de determinada maneira. Rejeição: A criança passa a ser desprezada, seus atos sempre reprovados e demonstrações de carinho se tornam raros. A criança passa a se sentir um erro e se culpa por existir, e as atitudes dos pais intensificam este sentimento da criança. A crítica excessiva: Ocorre quando tudo que criança faz nunca está bom o suficiente. Geralmente estas crianças são vítimas de pais excessivamente perfeccionistas e inseguros.
Contudo nem todas as violências deixam marcar físicas, algumas acabam por deixar marcas emocionais e psicológicas podendo ser identificadas apenas quando já adulto.
A violência infantil, não esta restrita a um meio, não escolhendo raça, idade ou condição social. Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. O perigo está mais próximo do que se imagina. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos.
A liberdade e a justiça são condições essenciais para a criança tenha uma vida tranquila e cheia de amor. Devemos cultivar a vida, denunciando todos os tipos de agressões (violência) sofridas.
...