Violencia Contra Criança
Dissertações: Violencia Contra Criança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 42033469 • 4/11/2014 • 476 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
testemunha: na grande maioria das vezes as crianças e adolescentes.
Slide 9
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A violência contra crianças e adolescentes possui o ambiente doméstico como o palco onde na maioria das vezes se desenrolam situações que envolvem: Violência física: lesões físicas provocadas por castigos e agressões; Negligência física e emocional: não-atendimento às necessidades da criança ou reconhecimento de sua vulnerabilidade; Violência psicológica: através de menosprezo, rechaço e desvalorização; Exploração sexual: que inclui o abuso por violação, incesto, prostituição infantil e outros de natureza sexual.
Slide 10
Fenômeno bullying Bullying é um fenômeno que representa um conjunto de ações agressivas intencionais, repetitivas, envolvendo desigualdades de poder físico, social ou psicológico entre alunos, gerando situações de conflito e exclusão.
Slide 11
físicas (empurrões, chutes, pontapés) verbais (ofensas, calúnias...), relacionais (exclusão, perseguição...) A criança e o adolescente prefere sofrer em silêncio a denunciar a agressão para o adulto. As formas de intimidação mais freqüentes são:
Slide 12
A atitude do professor frente a situações de intimidação e vitimização é decisiva para abordar o problema. A intervenção do professor é fundamental no estabelecimento das relações entre os alunos O professor representa o papel da autoridade; é quem combina as regras e interfere diretamente no cumprimento ou não delas.
Slide 13
MANIFESTAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA Aumento da evasão, transtornos de aprendizagem, violência escolar. Possíveis fugas do lar; gestações indesejadas; prostituição; drogas, etc... Aumento da violência social, condutas anti-sociais.
Slide 14
Abordagens que podem ser feitas pela comunidade escolar Obter o comprometimento de que a violência não se repetirá. Desnaturalizar e deslegitimar a violência enquanto expressão de idéias e sentimentos. Interferir no circuito de condutas violentas, definindo fronteiras e limites.
Slide 15
Promover o reconhecimento da situação de violência em especial, do agressor, levando-o a uma percepção mais crítica acerca de sua conduta. Auxiliar o agressor a responsabilizar-se por seu comportamento violento, afastando a noção de causalidade ou patologia.
Slide 16
Favorecer a aprendizagem de hábitos de respeito, confiança, estima e cuidado. Trabalhar sentimentos de dor, raiva, culpa e reparação. Auxiliar no desenvolvimento da capacidade de tolerância e de negociação das diferenças, equilibrando a distribuição de autoridade e poder, facilitando a comunicação e promovendo a construção conjunta de normas de convivência.
Slide 17
A comunidade escolar está em uma posição estratégica para detectar precocemente os riscos da violência. Proporcionando visibilidade ao problema e com isto desconstruindo o conceito de que a violência é algo que faz parte da natureza.
Slide 18
Slide
...