Volumetria De Neutralização
Pesquisas Acadêmicas: Volumetria De Neutralização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pepito • 12/12/2013 • 796 Palavras (4 Páginas) • 562 Visualizações
Volumetria de neutralização (titulação)
1 Introdução
A teoria ácido-base é de grande importância, não só no estudo do equilíbrio químico, como também na resolução de problemas práticos. Uma das suas mais importantes aplicações é a determinação da quantidade de uma substância presente em uma solução, por meio de soluções reagentes adequadas cujas concentrações são exatamente conhecidas (padrões). Esta técnica é denominada de Volumetria de Neutralização – (titulação), porque a reação que se verifica é denominada de neutralização.
Na reação de Neutralização um mol de ácido reage com dois mols de base para formar sal e água.
A Volumetria de Neutralização compreende:
a) Acidimetria: que é a determinação da concentração de soluções ácidas por meio de soluções padrões de bases.
b) Alcalimetria: que é a determinação da concentração de soluções básicas por meio de soluções padrões de ácidos.
A solução reagente é adicionada ate o ponto em que a quantidade de reagente adicionada seja equivalente à quantidade de substância que se analisa; este ponto denomina-se ponto de equivalência. A localização do ponto de equivalência é o problema fundamental de uma titulação. Esta localização é feita usando instrumentos apropriados ou, mais frequentes indicadores visuais e neste caso a titulação é chamada volumétrica.
Os indicadores usados nestas titulações são conhecidos como indicadores ácido-base. São substâncias ácidas ou básicas fracas, que na forma molecular apresentam coloração diferente daquela que tem na forma iônica. A viragem de um indicador se dá em um intervalo de pH característico para cada substância usada como indicador.
Numa titulação é necessário escolher um indicador que tenha o ponto de viragem mais próximo possível do pH da solução quando alcançado o ponto de equivalência. Por exemplo, quando se titula um ácido fraco, o pH da solução no ponto de equivalência, situa-se na região básica, sendo, portanto necessário escolher um indicador que se apresente uma viragem da cor nessa região(fenolftaleína). Ao contrário, titulando-se uma base fraca obter-se-á uma solução cujo pH, no ponto de equivalência, é ácido, sendo necessário escolher um indicador cuja cor varie na região ácida da escala de pH (o vermelho de metila, por exemplo, cujo intervalo de pH é de 4,2 a 6,2).
No caso da titulação de um ácido forte com uma base forte, onde o salto de pH no ponto de equivalência seja bastante extenso, a escolha do indicador será menos crítica.
A escolha adequada do indicador a ser usado na titulação de um ácido ou de uma base é grandemente facilitada pelo condicionamento da curva de titulação do ácido ou da base, que fornece o pH da solução em função do volume de base ou ácido adicionado.
A curva de titulação pode ser obtida:
a) Teoricamente, calculando o pH da solução para sucessivas adições do titulante, através de desenvolvimento de expressões matemáticas rigorosas.
b) A partir de dados experimentais.
O estudo das curvas de titulação revela as melhores condições para a titulação indicando o erro que se comete se usar um indicador que não vira nas proximidades do ponto de equivalência.
Os indicadores usados nestas titulações são conhecidos como indicadores ácido- base. São substâncias ácidas ou básicas fracas, que na forma molecular apresentam coloração diferente daquela que tem na forma iônica. A viragem de um indicador se dá em um intervalo de pH característico para cada substância usada como indicador.
Intervalo de pH para alguns indicadores ácido- base
Indicador Fenolftaleína Intervalo
...