Relatorio Volumetria
Monografias: Relatorio Volumetria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tadao • 22/10/2013 • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 1.079 Visualizações
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
I.C.T. - São José dos Campos
Relatório I
Técnicas de volumetria
Gabriel Domingues Mineiro
Marcos Tadao Shoji
ÍNDICE
TÍTULO PÁGINA
1. Introdução………………………………………………………………………………….2
2. Objetivos…………………………………………………………………………………...2
3. Procedimentos experimentais………………………………………………………………2
3,1. Para transferência de líquidos…………………………………………………………….2
3,2. Para titulação……………………………………………………………………………...3
4. Discussões…………………………………………………………………………………..3
4,1. Para transferência de líquidos……………………………………………………………..3
4,2. Para titulação……………………………………………………………………………...3
5. Conclusões………………………………………………………………………………….4
5,1. Para transferência de líquidos……………………………………………………………..4
5,2. Para titulação……………………………………………………………………………...4
6. Bibliografia………………………………………………………………………………….4
1
1.INTRODUÇÃO
As análises volumétricas que utilizam os aparelhos proveta, pipeta, bureta, entre outros, necessitam de uma atenção especial na hora de definir o menisco.
O menisco é a superfície do líquido que assume uma forma curva. Para uma medição correta de volume a visualização é efetuada pela parte de baixo do menisco (a parte inferior da curvatura do liquido).
O menisco ocorre pois as moléculas do líquido são atraídas pelas moléculas do tubo de vidro devido ao fato das forças intermoleculares atuantes entre vidro e liquido serem maiores que entre as moléculas do próprio líquido. Isto dá origem ao "menisco", uma forma curvada na superfície do líquido.
Volumetria é uma técnica analítica amplamente utilizada na indústria. Sua aplicação prática está ligada a determinação da concentração de uma amostra qualquer, através da mistura, de volumes precisos, desta com uma outra solução que reaja quimicamente com ela e que tenha concentração conhecida. Essa mistura é feita gradualmente, ou seja, a solução de concentração conhecida (solução padrão), chamada de titulante, é lentamente gotejada no chamado titulado (solução-problema), com auxílio de uma bureta. O titulado deve ser agitado durante todo o processo para homogenizar a mistura, garantindo assim uma avaliação correta do processo. Isso é feito até que se complete a capacidade de reação do titulado, com uso do indicador é possível determinar quando se atinge este ponto, que é chamado de ponto estequiométrico ou de equivalência. Este processo é chamado de titulação. A relação estequiométrica entre os reagentes deve ser conhecida para que seja possível calcular a concentração da solução-problema.
2.OBJETIVO
O objetivo dos experimentos de volumetria é definir a precisão e uso relativo das vidrarias em relação à marcação de seu volume, estando sempre atento aos detalhes como a imprecisão humana na observação do menisco e aos erros de calibragem da vidraria. Para tais realizações é necessário adotar a pipeta volumétrica e o balão volumétrico como altamente precisos.
Quanto à titulação, o objetivo é preparar amostras de HCl 0,1M para neutrálizá-los com NaOH 0,1M e depois com uma amostra de NaOH de concentração desconhecida, para desenvolver a habilidade de determinar concentrações desconhecidas de ácidos ou bases.
3.PROCENDIMENTO EXPERIMENTAL
3,1.Para transferência de líquidos
1-Encher um balão volumétrico de 50ml, com água, até que o nível da água coincida com a marca do gargalo para leitura do menisco. Para alcançar a marca, nos últimos ml, utilizar uma pipeta de Pasteur. Transferir este volume de água para a proveta de 50 ml. Observar se os volumes correspondem e anotar a leitura. Repetir o procedimento usando proveta de 250 ml.
2-Medir 50ml de água em béquer de 100 ml e transferir para balão volumétrico de 50 ml. Anotar o volume observado em cada uma das vidrarias utilizadas, colocando-as em ordem crescente de precisão.
3-Encher uma bureta de 25ml com água, acertando o menisco, e transferir o volume para um erlenmeyer. Repetir a operação descarregando a bureta em béquer de 100ml. Fazer a leitura de volume e comparar a precisão das escalas.
4-Pipetar 10ml de água, com pipeta volumétrica e transferir para a proveta de 10 ml e depois para uma de 50 ml. comparar a precisão das medidas.
2
5-Utilizar a pipeta graduada para transferir os seguintes volumes de água, para os tubos de ensaio: 1,0ml; 5,0ml;2,7ml;3,8ml e 4,5ml.
6-Preparar uma solução de NaCl pesando aproximadamente 0,5 do sal em béquer de 50ml. Adicionar água, agitar com bastão de vidro e transferir para balão de 50 ml. Completar o volume acertando o menisco.
3,2.Para
...