Volumetria De Oxidação
Dissertações: Volumetria De Oxidação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUHRM • 23/3/2015 • 4.175 Palavras (17 Páginas) • 669 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Muita coisa está mudando no mercado de águas sanitárias e alvejantes, devido às novas regras regidas pela ANVISA,órgão responsável pela segurança sanitária de produtos e serviços, para comercialização destes produtos e a ascensão dos alvejantes não clorados.
Mas para que os desinfetantes possam ser comercializados, é determinante que sua embalagem(rotulo) apresente suas matérias primas e teor de cloro ativo, e que esteja de acordo com as normas implantadas pela ANVISA.
Além disso, o ter de cloro ativo deve estar entre 2,0 a 2,5% p/p dentro do prazo de validade do produto.
A volumetria de oxi-redução é muito útil quando se quer fazer determinação da concentração do principio ativo presente nos alvejantes. As reações de oxidação-redução se aplicam evidentemente a espécies que apresentam diferentes estados de oxidação. Neste processo ocorre o transporte de elétrons, sendo que uma substância é oxidada e outra é reduzida.
No presente trabalho utilizou-se a titrimetria redox para padronização de padrões não primários, utilizando-os posteriormente como padrões secundários para determinação do teor de cloro ativo presente em uma determinada marca de agua sanitária e teor de peróxido de hidrogênio em determinada marca de alvejante.
1.1OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo geral
Adquirir conhecimentos específicos de alguns métodos titulométricos de óxido-redução.
1.1.2 Objetivo específico
Padronizar corretamente soluções de agentes oxidantes e redutores para determinação de cloro ativo e peroxido de hidrogênio nas amostras analisadas.
2 REVISÀO BIBLIOGRAFICA
2.1 Volumetrias de oxidação-redução
Segundo, (Harris, 1999, pg. 125-127), analise volumétrica refere-se a todo procedimento no qual o volume de um reagente necessário para reagir com um constituinte em análise é medido.
Em uma titulação, incrementos da solução de reagente (titulante) são adicionados ao constituinte (titulado) até sua reação ficar completa. Da quantidade de titulante requerida, podemos calcular a quantidade de constituinte em analise que estará presente. O titulante é normalmente liberado de uma bureta.As titulações mais comuns são baseadas em reações de ácido-base, oxidação-redução, formação de complexo e precipitação.
O método de uma volumetria de oxidação-redução baseia-se na transferência de elétrons entre agentes oxidantes e agentes redutores. O processo de oxidação abrange a perda de elétrons por parte de uma substância, já a redução se dá pelo ganho de elétrons para uma espécie química em análise. A variação do número de oxidação das espécies envolvidas na reação indica a perda ou ganho de elétrons (BACCAN et al, 2001).
Uma partícula oxidante pode ser titulada por uma partícula redutora ou vice-versa. O ponto de equivalência destas titulações é alcançado quando o oxidante e o redutor estiverem nas proporções estequiométricas.
De forma a satisfazer este requisito, as tendências, tanto do redutor para a cedência de elétrons como do oxidante para aceitá-los, devem ser suficientemente elevadas e traduzem-se, quantitativamente, pelo designado potencial-padrão.
(em: http://www.infopedia.pt/$volumetria-de-oxidacao-reducao).
PRINCIPAIS MÉTODOS DE TITULAÇÃO DE OXI REDUÇÃO
Permanganometria- KMnO4;
Cerimetria - Ce(SO4)2;
Iodimetria - I2;
Iodometria - Iodeto/Na2S2O3;
Iodatimetria- KIO3
Dicromatometria - K2Cr2O7.
A dicromatometria tem por base o emprego da solução padrão de dicromato de potássio para a determinação de substâncias presentes na forma reduzida na amostra a ser analisada. O dicromato de potássio não é um oxidante tão poderoso quanto o permanganato de potássio. Ele pode ser obtido puro, é estável até seu ponto de fusão e, portanto, um excelente padrão primário.As titulações em dicromatometria requerem o uso de indicadores de oxi-redução. Dentre os mais usados, pode-se citar a difenilamina em solução de ácido sulfúrico e a difenilamina-sulfonato de sódio em solução aquosa. Essas duas substâncias quando em presença de um oxidante qualquer, inclusive dicromato, transforma-se em um composto de cor violeta.(em:http://www.ufpa.br/quimicanalitica/dicromatometria.htm)
A iodometria é um conjunto de métodos em volumetria de oxi-redução que se fundamentam na titulação do iodo, os agentes são redutores fortes, como o cloreto de estanho (II), o ácido sulforoso, o sulfeto de hidrogênio e o tiossulfato de sódio, reagem completa e rapidamente com o iodo, mesmo em solução ácida.
No caso de agentes redutores mais fracos, a reação completa só ocorre quando a solução é mantida neutra ou muito fracamente ácida.
O potencial de redução normal do sistema iodo-iodeto é independente do pH da solução, desde que o pH seja menor do que cerca de 8. O indicador empregado consiste de uma solução de amido. O amido confere cor azul à solução, quando em presença de iodo e torna-se incolor quando todo o iodo é reduzido a iodeto pelo tiossulfato.
A permanganometria é baseada no uso do permanganato de potássio como titulante, devido ao seu alto poder de oxidação. O permanganato não é obtido como padrão primário, principalmente pela baixa estabilidade. A instabilidade é explicada pela tendência dos íons MnO4- em oxidar com água.
Dependendo das condições do meio o íon permanganato é reduzido a manganês nos estados +2,+3,+4 ou +6.
Suas soluções são de coloração violeta intenso e na maioria das titulações, o ponto final pode se assinalado pela coloração do íon permanganato (menos que uma gota, visivelmente muda o meio de incolor para violeta claro). Por este motivo, essa solução é chamada de indicador natural, não por provir da natureza, mas por indicar o ponto final sem uso de indicadores.
2.2 Indicadores para titulações de oxidação-redução
As titulações de oxidação-redução requerem, normalmente,
...