Vulnerabilidade e Vida Nua: Bioética e biopolítica na atualidade
Por: Arianepc19 • 19/10/2015 • Resenha • 745 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
A partir da Apostila “Vulnerabilidade e vida nua: bioética e biopolítica na atualidade”, responda as seguintes perguntas:
1) Qual o conceito de vulnerabilidade presente no texto?
2) Como é descrito o conceito de biopolítica? Qual a sua importância para a sociedade atual?
3) O que significa vida “vida nua” e “vida sem valor”?
4) A Bioética deve ser um instrumento de proteção das pessoas vulneradas. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
As perguntas deverão ser respondidas individualmente.
1- Segundo a definição das Diretrizes Éticas Internacionais de Pesquisa, a vulnerabilidade são pessoas que podem ter poder, inteligência, educação e entre outros recursos necessários para a proteção de seus interesses, Segundo Kottoe, vulnerabilidade seria um atributo antropológico de todo ser humana, pelo simples fato de estar vivo.
2- Segundo Michael Foucault biopolitica, no regime da soberania, o súdito deve sua vida e a sua morte a vontade do soberano, o poder é um mecanismo de retirada e de extorsão , na sociedade onde um corpo biopolitico se constitui com a contribuição original do poder soberano.
3- Vida Nua - é aquela que constitui o conteúdo primeiro do poder soberano, exprimindo o caráter originário da sujeição da vida a um poder de morte.
Vida sem valor- é a separação entre o humanitário e o politico, a definição do conceito de morte a reflexão sobre as pesquisas em seres humanos.
4- Sim, pois devemos ter certeza de que vai ser usado nos seres humanos, ter a certeza que vai dar tudo certo e melhorar sua vida e ser apenas não um experimento qualquer.
A partir da Apostila “Vulnerabilidade e vida nua: bioética e biopolítica na atualidade”, responda as seguintes perguntas:
5) Qual o conceito de vulnerabilidade presente no texto?
6) Como é descrito o conceito de biopolítica? Qual a sua importância para a sociedade atual?
7) O que significa vida “vida nua” e “vida sem valor”?
8) A Bioética deve ser um instrumento de proteção das pessoas vulneradas. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
As perguntas deverão ser respondidas individualmente.
5- Segundo a definição das Diretrizes Éticas Internacionais de Pesquisa, a vulnerabilidade são pessoas que podem ter poder, inteligência, educação e entre outros recursos necessários para a proteção de seus interesses, Segundo Kottoe, vulnerabilidade seria um atributo antropológico de todo ser humana, pelo simples fato de estar vivo.
6- Segundo Michael Foucault biopolitica, no regime da soberania, o súdito deve sua vida e a sua morte a vontade do soberano, o poder é um mecanismo de retirada e de extorsão , na sociedade onde um corpo biopolitico se constitui com a contribuição original do poder soberano.
7- Vida Nua - é aquela que constitui o conteúdo primeiro do poder soberano, exprimindo o caráter originário da sujeição da vida a um
...