Ètica; -RH-
Exames: Ètica; -RH-. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patt • 29/5/2013 • 444 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.
O filme Amor sem Escalas tem como objetivo mostrar as deficiências nos processos de demissão e questiona se a mesma deve ser feita de forma pessoal ou mecanizada.
2.1. Sinopse do filme.
O filme relata a vida profissional de Ryan que trabalha em uma empresa especializada em demitir pessoas de seu emprego, o que o faz viajar para diversos lugares, o seu objetivo é juntar milhas para conquistar o topo de 10 milhas em vôos. Ryan gosta dessa vida livre, sem espaço para amigos, e familiares.
As coisas começam a ter outro sentido quando o seu chefe contrata Natalie, a jovem teve a idéia de implantar uma nova forma de demitir as pessoas ela propôs que os consultores fizessem as demissões por vídeo conferencia (internet), a idéia de fazer as demissões pela internet seduz o chefe de Ryan, pois a empresa teria uma enorme redução de custos evitando o deslocamento dos consultores, Ryan se opõe, não apenas pelo fato de mudar a sua vida, mas também pelo tratamento que essas pessoas vão receber para ele seria muito difícil aceitar a mudança, assim como em todas as organizações as pessoas tendem a rejeitar as mudanças, pelo fato de não aceitar a sair da zona de conforto, foi o que aconteceu com Ryan ele estava acostumado a levar a vida dessa forma.
Ele propõe para seu chefe que a Natalie o acompanhe em suas viagens, mostrando que seu trabalho, mostrar que a demissão pessoalmente já é muito difícil imagine por vídeo conferencia, a informação traria um impacto muito grande às pessoas que recebessem a demissão, com o passar dos dias foi detectado uma falha no sistema onde uma funcionária tinha problemas psicológicos que a levou o suicídio..
2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.
3. Conclusão.
Diante disso o filme nos faz refletir a importância da comunicação dentro das empresas o momento da demissão é muito delicado é requer um processo de comunicação adequado e planejado pois não temos ideia de como será a reação das pessoas cada uma tem uma história de vida. A comunicação deve ser clara, franca e com muito respeito à realidade de cada um; não há um modelo pronto de demissão, mas uma postura que deve considerar cada pessoa de forma distinta. A recém formada Natalie não tinha a dimensão do impacto humano que uma ferramenta tecnológica – mesmo que devidamente testada – poderia causar. No filme as pessoas demitidas por vídeo se sentem desrespeitadas e, até mesmo, humilhadas.
...