Ética No Marketing
Ensaios: Ética No Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fornazeiro • 28/11/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Ética no marketing
De todas as atividades empresariais, o marketing é a de maior visibilidade e por isso a mais sujeita a questionamentos de ordem ética. Historicamente as práticas de marketing têm sido alvo de críticas, o que torna pertinente uma revisão da literatura acadêmica relativa ao tema e a análise das principais contribuições oriundas dos trabalhos publicados. Existem basicamente duas categorias de questionamentos éticos em relação ao marketing: a primeira, ligada às características do sistema capitalista, diz respeito ao presumível estímulo materialista despertado pelo marketing; a segunda, de caráter mais prático, enfoca atividades de marketing como precificação, propaganda e vendas. Em comum entre ambas está a multiplicidade de visões relativas à ética que, por se tratar de tema complexo e subjetivo, está sujeita a diferenças de interpretação que variam conforme as circunstâncias e as percepções, dificultando o consenso. Como resultado os atores do marketing e do mundo dos negócios tendem a se mover em certa zona de amoralidade, deixando que o mercado e a sociedade julguem as suas práticas. A evolução do marketing acompanha a evolução da sociedade, e principalmente da acirrada concorrência existente hoje e que tenderá aumentar cada vez mais. O marketing tanto no seu aspecto instrumental, como no operacional, atua exatamente sobre o comportamento dos consumidores através de sofisticados instrumentais, devemos portanto ter a dimensão que tais ações não são imorais, e assim se a ética é considerada por alguns autores como a ciência da moral, a obsessão aos lucros e resultados econômicos e financeiros deve antes de ter um controle legal, ter um controle moral de atos ilícitos. Assim ao falarmos de ética no que tange aos negócios devemos ter como objetivo, a existência de um código de ética, ele “só pode ser vantajoso para seus vários stakeholders”.
Questões
1º Quais as maiores empresa familiares do Brasil?
R: Petrobras, Bradesco, Banco do Brasil, Vale, Cemig, CSN, pão açúcar e JBS Friboi.
2º O que as empresas familiares estão sujeita?
R: Estão sujeitas a níveis de pressão que os gestores profissionais não encontram nos momentos de tomada de decisões, pois as relações familiares, além de comportarem altas cargas emocionais, são essencialmente carregadas de conflitos não manifestos, que ao menor sinal de estresse organizacional.
...