Ética e Gestão da Qualidade
Artigo: Ética e Gestão da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvmigle • 3/6/2014 • Artigo • 438 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Gerindo com Ética e Qualidade
Entende-se por ética, a reunião de valores morais e princípios que orientam o comportamento humano na sociedade. Seu escopo é a inserção de equilíbrio e bom funcionamento social, viabilizando a impossibilidade de prejudicar alguém seja qual for o segmento. E no momento de gerir com qualidade no mundo corporativo, tal fato não poderia ser diferente. Um dos pontos geradores de desconfianças no ambiente empresarial é se as empresas que têm ética como pano de fundo são ou não, detentoras de melhores resultados.
Na contemporaneidade é inadmissível erguer um patrimônio empresarial sem ética e sem focar-se no quesito, gestão de qualidade, caso o contrário, a organização estaria fadada ao fracasso. Isso porque, as empresas que atuam sem uma ótica ética, iniciam um processo de desmoronamento de sua imagem. E para que isso não venha a acontecer, faz-se necessário que no mundo corporativo, as atenções estejam voltadas em todos os atos, para a qualidade tanto no “fazer” como no “agir”. É imprescindível no âmbito da qualidade de uma organização, planejar, controlar e objetivar melhoria contínua aliada à responsabilidade social.
Estatísticas recentes comprovaram que as empresas que agiam dentro dos preâmbulos éticos possuíram resultados mais satisfatórios em vários aspectos, destacando-se como as duas primordiais: a melhoria de qualidade com maior índice de eficácia e a fidelização de novos clientes. A organização como um todo contrai benefícios do aumento e do avanço da qualidade dos seus componentes. A procura da excelência nos feitos mais discretos e mínimos, incidentes no momento de sua execução contribui de forma fundamental para que produtos e serviços venham a ser de qualidade.
A qualidade ética no mundo corporativo, da empresa e de seus dirigentes jamais se encontra subordinada às circunstâncias, mas apenas a forma como reagem ou se posicionam diante destas. E ter parâmetros sobre o que é o certo e o que é o errado objetivando o alcance de qualidade por excelência dos produtos, processos e resultados, aumentando a lucratividade, mostra-se mais e mais fundamental para o sucesso estável dos empreendimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• TEIXEIRA, Nelson Gomes. A ética no mundo da empresa. São Paulo: Pioneira, 1991.
• ASHLEY, Patrícia. Ética e Responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.
• BARSA, Nova Enciclopédia. Macropédia. Vol. 6. Brittannica – Rio de Janeiro/São Paulo: 1997.
...