A ARTEMÍDIA NO BRASIL
Por: Wilson Camilo • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
ARTEMÍDIA NO BRASIL
Mostra uma relação da tecnologia interferindo no raciocínio humano, e na forma de expressão, gerando um esfriamento no modo artístico e de se pensar na forma de mostrar seus trabalhos cultuando novas formas de expressões tecnológicas.
Na década de 50, com o fim da ditadura, um novo mundo se abre novos aspectos se abrem no campo da arte que até então sempre esteve em desequilíbrio pela perseguição da ditadura.
Um dos pioneiros nesse tipo de arte, abraham palatinik, conhecido por ser pioneiro pela arte cinética uma, que se tona um mundo novo hastes em uma plataforma que presos a ela passam movimentos e sensações pelos recortes de formas geométricas presos as hastes.
“Também buscava explorar novos espaços de manifestação para a arte eletrônica que despontava no Pais”
Abraham palatinik ( Artemídia no Brasil p. 86).
Por volta de 1917 surge o concretismo na Europa, no intuito de se criar um tipo de manifestação de arte abstrata. Os artistas buscavam incorporar os movimentos artísticos música, poesia, e artes plásticas na intenção de causar um desequilíbrio no mundo artístico natural. Acreditam que a poesia esta mais ligada às formas arquitetônicas e esculturais, e com isso as artes que não são figurativas passam a ter mais sentido observada em diferentes aspectos e ângulos.
Através de Max Bill em 1950, artista, arquiteto e designer de interiores, popularizando a arte concreta no Brasil trazendo a concepção e linguagens plásticas com uma exposição intitulada: Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956.
Sabrina Vilarinho
Equipe Escola Brasil
http://www.brasilescola.com/literatura/concretismo.htm
ARTE E COMUNICAÇÃO
Com a conturbada época da ditadura em 1970 no Brasil, acontecem novas formas de experimentação no campo da arte tecnologia, a Bienal já investia nesse campo da arte, com isso sofrendo diversos tipos de boicote pela ditadura. Os artistas dessa época investiam na arte através da comunicação de massa. Walter zanini diretor do (MAC), Museu de Arte contemporânea, foi o grande incentivo, nesse campo da arte que se utilizava do happening, Xerox, offsets, postais entre outros.
Nos anos 80 ouve um grande diferencial na experimentação utilizando os meios tecnológicos, inclusive a arte postal no sentido democrático, politico e marginal, reunindo artistas que já realizavam trabalhos no estilo, tecnológico, com eventos desconhecidos e com pouco acesso ao publico. Tendo como alvo uma proposta de arte participativa, e não vinculado a regras de galerias.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa547/walter-zanini
...