A Analise Luiz Gonzaga Música
Por: Fernanda Souza • 16/8/2019 • Ensaio • 385 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Vamos analisar as influências exercidas pelas obras de Luiz Gonzaga na construção da figura masculina do sertanejo. Para isso, pesquisamos e analisamos fatores sociais, culturais, naturais e políticos da época em que as canções de Gonzaga foram escritas.
A nossa interpretação parte da conexão do artista, no caso Luis Gonzaga, para com seus grupos receptores que nesse ponto seriam, principalmente, os grupos mais desfavorecidos do Nordeste, e como as obras desse artista interferem no meio, bem como o meio interfere nas obras do mesmo.
Vamos mostrar os valores e ideologias, ou seja, os princípios culturais e folclóricos existentes nas canções de Gonzaga, analisando como Gonzaga retrata a vida no sertão, a vida do homem retirante, e a vida da sociedade patriarcal da época, todos esses pontos interligados.
Também vamos apresentar um pouco da vida de Gonzaga que, por meio da música, que é universalmente conhecida por seu alto poder de difusão, se tornou um artista nacionalmente conhecido.
Achamos interessante acrescentar nesse trabalho a questão do desrespeito através de estereótipos sob os nordestinos, a medida que com as pesquisas que fizemos, encontramos muitas fontes dizendo que o próprio Luiz Gonzaga reforçava e reforça esses estereótipos, invertendo assim a posição do artista e colocando-o contra seu próprio povo.
Os estereótipos nascem de uma caracterização grosseira e discriminante de determinado grupo, e deve ser totalmente repudiado.
É importante ressaltar que a figura masculina do sertanejo que mostramos, corresponde ao perfil desse indivíduo em outra época da história e que não deve ser generalizado como forma de estereotipar e com isso discriminar a região nordestina e seu povo nos dias atuais.
Sabemos a importância de cada artista, Luiz Gonzaga foi e é considerado um dos maiores divulgadores da cultura, costumes e crenças do Nordeste, mas suas canções representam o contexto sociocultural e sociopolítico do Nordeste na época em que foram escritas. Gonzaga falou do Nordeste e expôs uma realidade da época, que retratou o então homem sertanejo miserável.
Sabemos que de fato as situações aqui apresentadas existiram, e que com certeza ainda existem em alguma proporção. O que queremos não é desvalidar as obras passadas, mas sim questionar até quando usarão dessas obras para espalharem ódio e desrespeito a tal grupo.
Hoje, é interessante pensar nas músicas de Luiz Gonzaga como marcas legítimas e essenciais para entender as raízes culturais, folclóricas e sociais do Nordeste.
...