A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE
Por: Luciana Batagello Andrade • 25/9/2018 • Projeto de pesquisa • 4.902 Palavras (20 Páginas) • 277 Visualizações
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE
RESUMO
O ensino no Brasil está passando por grandes transformações cujo eixo é o processo da diferenciação e da interação entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem. Essa mudança também fez com que o ensino de Arte se tornasse disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da LDB 9349/96.
Cabe às equipes de educadores das instituições de ensino realizar um trabalho de qualidade, a fim de que crianças, jovens e adultos gostem de aprender Arte. Segundo os referenciais para a formação de professores, 1998, p. 10 a formação Inicial do Professor de Arte e sua atuação, que tem como dimensão principal a docência, mas não se restringe a ela: inclui também a participação no projeto educativo e curricular da escola, a produção de conhecimento pedagógico e a participação na comunidade educacional. Veremos também com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte as necessidades múltiplas e ações que implicam na formação contínua, seja no processo de formação pedagógica, formação pessoal, gerencial ou no desenvolvimento cultural, educacional e organizacional.
Palavras-chave: Formação inicial, Formação contínua, Cultura na formação, Papel do professor.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado a formação inicial dos professores de arte em início de carreira e o papel do curso de formação pedagógica para superação dos desafios encontrados.
Conforme afirma Isabel Cunha (2006, p.20) aponta que “o professor iniciante acaba não encontrando o que idealizou”, O autor explica que, as vezes, a realidade encontrada nas escolas pouco corresponde ao que se pensava enquanto estudante da graduação: nem sempre o corpo docente está disposto ajudar, a falta de interesse dos alunos, problemas políticos e funcionários que só sabem reclamar. Tudo isso faz com que a indiferença seja a única reação perante esforços do professor iniciante.
O objetivo deste trabalho visa as dificuldades que os professores de arte encontram ao iniciar a carreira, para tanto houve a necessidade dos levantamentos históricos do ensino da arte no Brasil. Também questiona a contribuição dos cursos de formação inicial na medida em que esta é considerada a fase mais importante mas não é a única na formação docente, onde o professor precisa constantemente estar atualizado, para melhor ensinar seus alunos.
Análise da formação do professor de arte para o conhecimento das fases que envolvem a formação deste profissional
Concluiu-se que o início da profissão de professor é um período com características próprias, onde casa um deve desenvolver seus conhecimentos baseados no ambiente escolar que se encontra em que se encontra bem como as práticas pedagógicas, políticas internas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROFISSÃO DOCENTE
Correntes filosóficas, sociais e culturais estrangeiras refletem a influência histórica do ensino da arte no Brasil originando e fundamentando diferentes concepções e metodologias de ensino.
Os índios muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil já expressavam a sua arte através de manifestações culturais e religiosas, objetos, roupas, adornos, que representavam suas tradições. Através da pintura corporal, dos objetos de cerâmica e da dança. Os índios ensinavam aos mais novos, de forma orgânica, sua história e tradições.
...