A História da Música Popular
Por: Isaac Nielsen • 14/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ISAAC NIELSEN GOMES CAMPELO – RA: 8049145
LICENCIATURA EM MÚSICA
PROFESSOR RESPONSAVEL: MARIA GALON DA SILVA
PROFESSOR E TUTOR A DISTÂNCIA: MURILO FERREIRA VELHO DE ARRUDA
HISTÓRIA E CRÍTICA MUSICAL: MÚSICA BRASILEIRA
PORTO ALEGRE
2019
PLANO DE AULA – HISTÓRIA DA MÚSICA
Escola: Centro Educacional Claretiano
Professor: Isaac Nielsen Gomes Campelo
Disciplina: Historia da Música - Música brasileira
Tema: Choro, chorinhos e chorões.
Etapa de ensino: Ensino médio
Série da etapa: 1°, 2° e 3° ano
Faixa etária. 15 até os 18 anos de idade
Quantidade de aulas: 3
Tempo necessário: 50 minutos por aula
Objetivos:
• Apreciação musical
• Entender a origem do termo choro
• Conhecer os principais gêneros que influenciaram o choro
• Saber quais instrumentos compõe um grupo de choro
• Conhecer os principais compositores de choro
• Ter uma experiência com o choro, cantando ou tocando.
1° aula - História do choro (introdução)
Antes de iniciar a aula perguntar para os alunos se eles já ouviram falar do choro, perguntar se eles sabem quem são os chorões e de como surgiu o choro.
Explicação
Então alunos, podemos dizer que a história do Choro começa em 1808, ano em que a Família Real portuguesa chegou ao Brasil. O Rio de Janeiro passou por uma reforma urbana e cultural, onde foram criados muitos cargos públicos. Com a corte portuguesa vieram instrumentos de origem europeia como o piano, clarinete, violão, saxofone, bandolim e cavaquinho e também músicas de dança de salão europeias.
O chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais. No século XIX, muitos gêneros europeus como a valsa, a quadrilha, a mazurca, o minueto, o schottisches, o xote, a modinha e principalmente a polca que viraram moda nos bailes daquela época juntamente com os ritmos africanos, o batuque e o lundu. Todos esses estilos eram tocados pelos chorões de maneira original.
Durante a chegada da Família Real ao Brasil vieram muitos gêneros ou estilos musicais juntos, porem os principais gêneros que influenciaram com mais força foram à modinha o lundu e a polca, desses estilos consolidou-se o gênero do choro.
Obs: Chorões são todos aqueles que são praticantes do gênero choro. (hoje em dia o choro também é conhecido popularmente como chorinho).
Exemplos:
Lundu -> Principal ritmo de origem africana a aportar no Brasil, o lundu, música à base de percussão, palmas e refrões, era cultivado pelos negros desde os tempos do trabalho escravo nas lavouras de açúcar da Colônia. Ao ganhar as áreas urbanas no século XIX tornou-se música cantada e apreciada por diversos setores da sociedade. Vídeo lundu: https://www.youtube.com/watch?v=0ngrmAhFQNc
Figura 1
Representação do lundu na cidade de Lisboa, conforme gravura de Sketches of Portuguese Life, de A. P. D. G., sob o título Begging for the Festival of N. S. D'Atalaya (1826, p. 284)
Modinha-> A modinha trazia a marca da melancolia e certa pretensão erudita na interpretação e nas letras, sobretudo na sua forma clássica, adquirida ao longo do II Império. Quase uma ária operística, com inclinações para o lírico e o melancólico. A modinha surge em fins do século XVIII, derivada da moda portuguesa. A modinha era um termo genérico e depreciativo para designar as modas (canções) da época.
Áudio de Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense: https://www.youtube.com/watch?v=0ZIilZbPpdY
Polca -> Enquanto a modinha tinha caracte¬rísticas líricas e melancólicas, a polca era a oportunidade que se tinha de dançar de rosto colado proporcionando a paquera. https://www.youtube.com/watch?v=ZrWJL8JZLT0
Figura 2
A polca descrita por Artur de Azevedo
A Modinha permitia variações, o que abriria as portas para o improviso no Choro; o lundu teria contribuído com o ritmo e a polca teve participação na consolidação do Choro.
De onde vem o termo choro?
Existe controvérsia entre os pesquisadores sobre a origem da palavra choro, porém essa palavra pode significar várias coisas. Choro pode derivar da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a chamá-la de música de fazer chorar. O termo pode também derivar de xolo, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas, expressão que, por confusão com a parônima portuguesa, passou a ser conhecida como xoro e finalmente, na cidade, a expressão começou a ser grafada com ch.
Na visão de José Ramos Tinhorão, a nomenclatura teria surgido das baixarias, ou seja, linhas de baixo executadas no violão tidas como praticamente um choro. Obs: colocar um vídeo ou áudio de um violão fazendo a baixaria em algum chorinho.
Link das baixarias feitas pelo violão: https://www.youtube.com/watch?v=pRrcbLYXuBI (colocar para tocar a partir dos 2:00 minutos)
...