A Importância Da Alfabetização E Letramento Na Educação Infantil
Por: nalirioremes • 3/11/2023 • Abstract • 2.836 Palavras (12 Páginas) • 94 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO: O presente artigo, construído a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo analisar a importância da alfabetização e do letramento na educação infantil. Entende-se que a alfabetização é o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Esta decodificação passa pela memorização do alfabeto, reconhecimento das letras e ligação entre sílabas, já o letramento consiste em corresponde à interpretação e o domínio da língua e, não apenas à decodificação dela. Diante disso, vale pensar que iniciar o letramento e alfabetização na educação infantil é de suma importância, pois a criança na educação infantil tem sua curiosidade bem aguçada e quanto mais cedo for iniciado o processo de alfabetização e letramento da criança por meio de atividades lúdicas, ela irá se desenvolver melhor sua capacidade de leitura e escrita. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles. Já a alfabetização deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.
Palavras chave: Alfabetização. Letramento. Infância
SUMMARY: This article, built from bibliographic research, aims to analyze the importance of literacy and literacy in early childhood education. It is understood that literacy is the process where the child learns to decode the elements that make up writing. This decoding involves memorizing the alphabet, recognizing the letters and linking syllables, whereas literacy consists of corresponds to the interpretation and mastery of the language and not just to decoding it. Therefore, it is worth thinking that starting literacy and literacy in early childhood education is of paramount importance, as the child in early childhood education has a very keen curiosity and the sooner the process of literacy and literacy of the child begins through playful activities, it will improve your reading and writing skills. Literacy makes the individual able to organize speeches, interpret and understand texts and to reflect on them. Literacy, on the other hand, leaves the individual able to develop the most diverse methods of language learning.
Keywords: Literacy. Literacy. Childhood
1 INTRODUÇÃO
A Educação Infantil é uma etapa muito importante para a aprendizagem da criança. Nela a criança se socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida. A alfabetização e o letramento nessa etapa não devem ser trabalhados de forma independente pois são fundamentais para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade.
Diante disso vale pensar qual a importância da alfabetização e letramento na educação infantil? Numa visão pedagógica a leitura contribui para que o aluno possa desenvolver suas habilidades cognitivas. O contexto mostra o quanto o habito de ler ajuda na formação psicológica, cognitiva e psicomotora daquele que a pratica. A leitura por sua vez proporciona a criança viajar pelo mundo do faz de conta, pois o universo infantil é cheio de ludicidade e por meio desta prática professor e aluno se integram para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça satisfatoriamente.
A alfabetização e a prática da leitura dentro ou fora da sala de aula precisa ser estimulada tanto pelo educador e como pela família, pois a leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. Este estudo, se justifica pelo fato de que a alfabetização e o letramento caminham juntos, sendo de suma importância para qualquer ser humano em qualquer idade.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da alfabetização e do letramento na educação infantil, pois sabe que que o individuo letrado e alfabetização é capaz de interagir e decodificar melhor o mundo o qual interage.
Alfabetizar na educação infantil é algo desafiador, visto que para que essa ação ocorra ela deve ser prazerosa e instigadora, pois a criança é movida por descobertas é por isso que a ludicidade é um artifício extremamente importante nesse processo. Portanto, nesse contexto é importante repensar a educação infantil como um espaço privilegiado, não só de aprendizagens lúdicas, mas também, espaço de construção de conhecimento sobre o sistema de escrita alfabética
O presente está estruturado em quatro capítulos, o primeiro é a introdução onde se discorre sobre a justificativa e os objetivos, o segundo aborda sobre a educação infantil, o terceiro fala sobre alfabetização e letramento, o quarto capítulo é composto por alfabetização e letramento na educação infantil, após vem as considerações finais e por último segue as referências.
2 EDUCAÇÃO INFANTIL
De acordo com Cury (2002), a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Nessa época, a educação infantil abrangia até os 5 anos de idade após a promulgação da Lei n°. 11.114, de maio de 2005. Era obrigatória a matrícula das crianças de 6 anos de idade no ensino fundamental, ampliando-o, obrigatoriamente, para nove anos de duração a todos os brasileiros.
Atualmente, a educação infantil é ofertada em creches para as crianças de até 3 anos e, em seguida, em pré-escolas para aquelas de 4 e 5 anos de idade.
De acordo com Abramovay e Kramer (1987), a pré-escola apresentou algumas funções, ao longo de sua história. Inicialmente, no século XVIII ela assumiu a função de guardiã, com o objetivo apenas de guardar as crianças órfãs e filhas de mães trabalhadoras.
Em meados do século XIX, a pré-escola adotou uma função preparatória, onde deveria se compensar as carências e deficiências’ culturais, linguísticas e afetivas das crianças provenientes das camadas populares”, preparando-as para o sucesso escolar.
...