A Mesopotâmia
Por: Leticia24m • 25/8/2019 • Projeto de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
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Mesopotâmia
- Assíria - Assírios
- Música era poder, foi um povo que deixou bastante referencial à musica como pinturas, esculturas e escritas.
- Os músicos eram mais estimados que os sábios
- Babilônia - Babilônios
- Música era associada à religião, em hinos de louvor e penitência
- O canto era utilizado em diversas ocasiões e com diversos propósitos, para a caça, o amor, o ódio, guerra, evocação dos mortos, estado de transe, etc.
- Suméria – Sumérios
- Se destacam por ter escrita cuneiforme e instrumentos avançados como flautas de prata, liras, harpa com coluna de apoio, etc.
Egito
- Arte como sagrado – acreditavam que a música tinha sido criada por um Deus e que o Deus Osíres tinha utilizado na civilização.
- Música praticada em diversos momentos da vida social
- Momentos religiosos
- Cura de doenças – terapia em TRANSE – corporais, mentais e espirituais
- 4 cantos tradicionais – religiosos, profanos, guerreiros e de trabalho.
- Instrumentos artísticamente elaborados e tecnologicamente avançados.
- Instrumentos de percussão como o CRÓTALO
- Flautas encontradas já utilizavam uma escala diatônica com tons e semitons,
- A harpa representava a musica egípcia
- Influenciou alguns povos como os cretenses.
Grécia
- Influenciados pelos cretenses
- ARTE como exaltação da natureza e da vida
- Busca pela perfeição
- Uma das tentativas foi juntando o ritmo da música, dança e poesia.
- Busca pela beleza ideal e valores espirituais.
- Música associada à mitologia, educação e ética. (explicava a existencia do povo grego, tendo poderes de construir cidades, acalmar feras etc)
- Teoria musical se funcamentava em 8 escalas diatônicas descendentes, também chamadas de modos gregos, cada um com um significado e uma sensação.
- Principais instrumentos eram a Cítara, Lira, Flauta de Pã, Hidraulo, Aulos (para dionísio)
- Escrita musical estabelecida no séc III a.C, servindo aparentemente como auxílio para os músicos profissionais, sem precisão nos valores das notas.
- Dois tipos de notação:
- Vocal – utilizava letras do alfabeto jônico
- Instrumental – apresentava sinais semelhantes a letras
- Por volta de sessenta fragmentos de obras musicais – Epitáfio de Sícilo
- Pitágoras elaborou a escala musical percebendo as relações físicas (frequencia), éticas (sensações positivas e negativas) e matematicas na música.
- Aristóteles defendia a música de forma livre retirando a conotação positiva ou negativa do ponto de vista ético, apenas como forma de expressão, um tipo de ócio, arte nobre, capaz de educar, curar e fazer refletir sobre os sentimentos.
- No séc VI a.C a lírica coral se tornou autonomo e deu origem ao teatro grego.
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