A Musica para Educadores
Por: Artur Gonçalves • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Artur Soares Gonçalves
RA: -------
Ciclo 4
(Atividade)
Artes – Educação Artística
Musica para educadores
Prof.ª Auricelia M. S. dos S. Pereira
Polo
São Paulo
2015
Objetivo
- Compreender o processo de construção dos instrumentos musicais
___________________
Introdução
Para explorar a construção de um instrumento, escolhi o pau de chuva por ser um instrumento de sonoridade peculiar. Para trabalhar a musicalidade, imagino que um instrumento melódico seria mais interessante, como uma flauta, ou um instrumento de percussão como um tambor. No entanto, o processo de construção do pau de chuva é um tanto diferente, e acredito que jovens iriam achar interessante o efeito sonoro que produz.
Construção
Os materiais usados foram: Tubo de papelão serrado ao meio (usado para guardar tecidos); Pregos; Fita adesiva; Tampa de plástico; Cola branca; Pedregulhos e arroz; Tecido; Linha; Pena.
No tubo de papelão, fixei uma fileira de pregos em espiral, seguindo a mesma linha do próprio tubo. Em seguida, encaixei uma tampa de pote de fermento em uma das extremidades.
[pic 3][pic 4][pic 5]
Com uma extremidade tampada, passei fita adesiva ao longo do tubo seguindo a fileira de pregos. Em seguida despejei o arroz e as pedras no interior do tubo e testei o som. Então, tampei a outra extremidade.
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
Com o tubo fechado, fiz o acabamento com tecido. Usei cola branca no corpo e uma linha para amarrar as extremidades. Em seguida, usei penas para dar um detalhe.
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12]
Considerações finais
A confecção de tal instrumento pode ser uma atividade interessante para jovens, pois é simples e o resultado é algo diferente e peculiar. Para explorar a musicalidade em sala de aula, no entanto, seria ideal a combinação com outros instrumentos, pois o pau de chuva não apresenta muitas possibilidades além de um chocalho ou efeito especial. Um ponto de atenção é o uso de pregos, que pode ser perigoso.
Essa é uma sugestão de atividade que pode ser feita em sala de aula e usada para apresentações musicais ou teatrais.
Artur Gonçalves (RA: ------)
São Paulo, outubro de 2015
...