A PERSONALIDADE ÁUREA
Por: Andréia Kallas • 20/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.804 Palavras (12 Páginas) • 244 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
DEBORA ALVES MARQUES
PERSONALIDADE ÁUREA
São Paulo
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
DEBORA ALVES MARQUES
PERSONALIDADE ÁUREA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Fotografia Autoral, do curso Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação do Prof. Fabio Ferreira Goulart.
São Paulo
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 14
1. PRINCÍPIOS 16
1.1 Tema 16
1.2 Objetivo 16
2. SEMIÓTICA 17
2.1 O que é semiótica? 17
2.1.1 O Signo Fotográfico 19
3. CONCEITO CRIATIVO 20
4. DESCRIÇÃO DO PROJETO 21
4.1 Pré Produção 21
4.2 Produção 22
4.3 Pós Produção 23
5. FOTOS DO PRODUTO FINAL 24
CAPÍTULO 6 ANEXOS 26
6.1 Making off 26
CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
Na historia da fotografia digital existem as vantagens sobre a fotografia que utiliza a película¹. Uma das vantagens é que a fotografia digital nos permite ver os resultados instantaneamente, dessa forma se houver algum erro logo poderá ser alterado. Atualmente não precisa necessariamente obter gastos com revelação e película, são adequadas para edição por software de tratamento de imagem e envio para a internet. Vários fotógrafos ainda fotografam com película, mesmo como um hobbie², fotografar usando filme sempre terá um lugar no mundo da fotografia, mas os modelos digitais praticamente dominam o mercado de câmeras para consumidores.
Atualmente as pessoas discutem sobre a foto ser o espelho da alma como a verdadeira existência de seu objeto, em outros passados as fotografias tiradas eram realmente verdadeiras, era a reprodução perfeita, a exata similitude de seu referente na natureza, sem nenhum retoque.
No século XXI, essa ideia perdeu terreno para uma nova concepção que passou a ver na imagem uma recriação da realidade, isto é, uma visão do fotógrafo, sendo, portanto culturalmente dirigida. E a fotografia como prova de realidade manteve-se, de certa forma, intacto para a grande maioria de seu publico.
Com o avanço tecnológico, o ser humano adorou o que a informática e suas ferramentas podem aplicar, mesmo porque podem ser aplicadas em praticamente todas as suas áreas digitais, desta forma fazendo grandes mudanças da percepção das imagens, onde levantam uma série de questões sobre os valores éticos, estéticos e perceptivos das imagens como um todo.
Este trabalho pretende mostrar como a presença do elemento na fotografia, particularmente desempenha importante papel na sobrevivência da ilusão fotográfica como prova de alguma realidade.
Se formos continuar nesse pensamento, as imagens digitais podem ser usadas para ilusão da realidade, as fotografias são usadas para o imaginário coletivo. Hoje os fotógrafos são cautelosos para passar o que pensam e que tipo de cuidado os editores e fotógrafos tem tomado para informar seu publico das possibilidades de manipulação nas imagens que serão prontamente consumidas como informação.
Para a abordagem do tema, será visto um pequeno fundamento da Semiótica de Charles Sanders Peirce, mostrando o ponto de vista sobre o porquê desse assunto; a personalidade áurea.
___________________________________________________________________________
1. Película Camada de gelatina dos filmes / Filme fotográfico.
2. Hobbie Passatempo.
1. PRINCÍPIOS
- Tema
Personalidade áurea.
A Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam uma pessoa no jeito de pensar, sentir e agir, é a individualidade cada um. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa".
- Objetivo
Esse tema aborda um assunto sobre a personalidade de cada pessoa, mostrando com a forma de sobrepor a mesma imagem de tamanhos diferentes, para adquirir uma ilusão de que a personalidade nota-se a um olhar, além de passar o signo de a pessoa ter um bem maior que ela, dentro dela mesma. Apresentar imagens que mostram o alter ego¹, em forma de sobreposição de imagens.
___________________________________________________________________________
1. Alter Ego (do latim alter = outro egus = eu) pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa.
2. SEMIÓTICA
2.1 O que é semiótica?
Semiótica é a ciência dos signos ou a ciência geral de todas as linguagens. A linguagem é a capacidade do homem em comunicar e vendo que somos capazes de comunicar na língua que falamos de imagens, de gestos e de som musicais, de gráficos, o olhar, de cheiros, do tato e de infinidades de coisas a semiótica é a ciência de que estuda todos os meios pelos quais o homem se comunica, sendo eles verbais ou não.
...