A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Por: 11137572728 • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 120 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista Interativa
Licenciatura em Artes Visuais
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PCC
3º Semestre
Anderson Marcelo de Oliveira Vieira. RA:1800298
Polo: Vila-Velha ES
2020
Disciplina: Disciplina: Pratica de Ensino/ Integração Escola/ Comunidade
Esta disciplina Prática de ensino foi fundamental no processo de construção do ensino da aprendizagem. É um momento importante, onde podemos ser o “outro lado”, o professor. A prática de ensino é como um treinamento, onde teoria e prática se completam. É uma oportunidade de reflexão e indagação sobre o real, além de desenvolver o fazer didático. A melhor forma de capacitar os alunos, é fazer com que atuem não só co mo receptores passivos, mas como co - autores da educação.
Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
A primeira e tapa da educação e a educação infantil onde é ofereci do para crianças de 0 a 5 anos. Segundo a Lei de Diretrizes e Base s da Educação Nacional (LDB 9394/ 96) apresentam-se os seguintes níveis e modalidades: Educação Básica que é composta pela educação infantil, ensino fundamental e o médio; educação superior. O ensino infantil tem como objetivo assegurar o exercício da cidadania.
É organizado em ciclos ou séries com duração de nove anos , desenvolve o aluno na escrita, cálculo, desenvolvimento social, tecnologia e artes. O ensino médio é a etapa final, com duração de três anos, consolida o conhecimento adquirido, possibilita continuar os estudos.
Disciplina: Arte Visual na Idade Media
Nessa disciplina A idade média teve início com a tomada de Roma pelos bárbaros. Os valores culturais do povo são extremamente diferentes dos apresentados pelo povo romano e grego. Se us feitos artísticos tem função decorativa. A sociedade e estado sofriam forte influência da igreja, com escolas monásticas era a única opção de ensino. Podemos destacar na idade medica, a arte romântica, a igreja usava a pintura e escultura para contar histórias bíblicas e era usada a técnica de afresco. Arte gótica começou a aparecer no século XII , já no século XV I era considerada de aparência barbara, mai s tarde já não era mai s considerado bárbaro e ficou conhecida como arquitetura dos arcosogivai s. Essa arte e racusteada pela igreja e figuras poderosas do clero. Os artistas não estavam preocupados com real ismo, pois mensagem religiosa pedia imagens claras. A tapeçaria também foi importante para cultura.
Disciplina: Vídeo Princípios e Técnicas
Nessa disciplina aprendemos que quando assistimos um filme , não temos idéia do trabalho por trás da obra. Tudo toma forma no storyboard, com desenhos rápidos, podemos ter idéia de enquadramento, cortes e movimento da câmera. O processo foi desenvolvi do por Walt Disney na década de 30. Na primeira e tapa de criação é necessário ter uma idéia e transferir para o papel, tendo em mente o que gravar, para que gravar e qual o publico alvo ? Pode mo s contar com a edição de vídeo, que é um processo artístico onde se de ci de quais elementos se mantém, quais serão apagados para deixa -l o agradável aos olhos.
Há dois tipos de edição: linear é feita em passos lineares, um corte por vez. Edição não linear é um processo que consiste em cortar e colar.
Disciplina: Computação Gráfica- Ilustração
Esta disciplina me mostrou que no decorrer dos anos o computador tem sido cada vez mais importante para produção rápida de imagens. E para auxiliar esse projeto contamos com o CAD que possui ferramentas pode rosas como esboços ou produções realistas. O CAD é usado na produção de automóveis, navios, aviões e espaçonaves , também em projetos de construção civil , arquitetura e uma infinidade de outros projetos . Por ser criada pela impressão de funções matemáticas a computação gráfica pode ser abstrata. A arte no computador é fortemente usada em aplicações comerciais como: desenho de propaganda, logotipo, editoração e textos. No uso doméstico destacamos o vídeo game que é uma das principais aplicações de computação gráfica e seu uso doméstico tem se expandido. Computação Gráfica estuda geração, análise e manipulação de imagem. Na década de 70 foram desenvolvidos técnicas e algoritmos que são usados até hoje, e também foi lançado o primeiro computador com interface visual Machintosh. Mais tarde com a popularização houve um crescimento na capacidade dos PC’s com geração de imagens e realismo.
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