A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
Por: André Felipe Romancini • 1/11/2022 • Trabalho acadêmico • 878 Palavras (4 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PCC
SEGUNDO SEMESTRE
FLAVIA MENDES BARROS
RA 0533819
POLO BRAGANÇA PAULISTA
2020
Prática como componente curricular – PCC
2º Semestre
Introdução à educação à distância
Essa disciplina nos ensina a diferença, entre o ensino presencial e o ensino a distância (EAD),e nos ajuda muito a elucidar todas as novas possibilidades que o ensino nos dá nos dias de hoje, com todas as mudanças sócio-políticas que o país vem enfrentando de uns anos pra cá.
Podemos compreender os processos educacionais nos ambientes digitais e compará-los aos tipos de ensinamentos usados antigamente, onde estudamos um pouco da história da educação.
Ciências Sociais
Nesse capítulo da nossa jornada de estudos, nos deparamos com as ciências sociais, que engloba toda uma história de lutas e conquistas, políticas e ideologias,economia, leis trabalhistas, cidadania, democracia, movimentos ambientais, feministas, sociais, condições de moradia, violência urbana, facções criminosas, e todas as problemáticas relacionadas aos temas. É uma matéria fantástica, pois elucida toda nossa realidade atual, e nos explica a origem de muitos problemas enfrentados hoje em dia.
Artes visuais na história antiga
Nessa matéria estudamos as primeiras civilizações, suas divisões artísticas, políticas, religiosas, e suas contribuições na arte contemporânea. Estudamos as obras de arte das civilizações da mesopotâmia, da Grécia, Roma, Egito, dentre outras não menos importantes, e nos deparamos com belíssimas obras de arte, tais como templos, jóias, fachadas, esculturas, painéis, etc.
Vimos também a história de Péricles, grande defensor das artes e cultura grega, que ordenou a construção de palácios e templos na cidade, porém tudo isso era sustentado pelos escravos. A cultura grega era baseada em teatro, ciências, filosofia, arquitetura, escultura, letras e religião.
Comunicação e expressão
Aborda a importância da comunicação e expressão. Existem várias manifestações como emotivas ou expressivas, apelativas, poética, metalingüística, fática, referentes.
Aprendemos também como redigir um bom texto, com coerência, coesão, concisão, uma boa adequação e níveis de linguagem, vocabulário, paragrafação, ortografia, concordância verbal e nominal; Além de aprendermos fazer vários tipos de textos, atas, declarações, relatórios, requerimentos, documentos, etc.
É uma matéria muito importante não só nas artes visuais, como em todas as atividades cotidianas da vida de um ser humano como pessoa e como profissional.
Fotografia – Princípios e técnicas
A fotografia, que nasceu em 1554, pelas mãos de Leonardo da Vinci, com sua câmera escura até as mais modernas câmeras digitais dos dias atuais, a disciplina nos leva a um delicioso passeio pelas invenções, técnicas e as questões socioeconômicas.
Também houve uma época em que era vista como um fato negativo para a cultura artística, pois remetia a provocação aos retratistas que faziam seus desenhos à mão, muito valorizados e requisitados na época que antecedeu a chegada da fotografia.
Hj em dia a fotografia é muito usada em todos os gêneros da cultura mundial, como jornalismo, documentários, antropologia, etc.
Desde a sua invenção até od dias atuais, muitas maquinas fotográficas foram inventadas, e hoje em dia em todos os telefones de mão, chamados de smartphones possuem câmeras com qualidades muito superiores, pudemos estudar também essas especificidades, tais como nitidez, tipos de foco, o obturador e sua entrada de luz, e efeitos, além de programas que propiciam a chance de trabalharmos com as fotos, melhorando a qualidade, manipulando e até modificando uma imagem.
...