ANALOGIA DO FILME COM O SIMBOLISMO
Por: LUIZrtrtr • 2/2/2017 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 1.493 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIAS – IFPI-CAMPUS FLORIANO
CURSO DE EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO MÉDIO
TURMA 2º ANO – 2201
PROFESSORA GILDETE FERNADES DA COSTA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA: 4º BIMESTRE
ANALOGIA DO FILME COM O SIMBOLISMO
[pic 1]
JANEIRO DE 2017
FLORIANO – PI
Black Swan (Cisne Negro) -
1h52min
Cisne negro é um drama psicológico estadunidense dirigido por Darren Aronofsky e protagonizado pela premiada atriz Natalie Portmam, que inclusive ganhou um Oscar de melhor atriz por sua performance nesse filme.
Sinopse:
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".
Analogia:
A características simbólica principal presentes no longa é o psicológico, usado e abusado em várias cenas usando artifícios obscuros criados na mente da protagonista que busca uma liberdade não compreendida pela própria.
O filme possui em vários pontos o simbolismo embutido em suas cenas, onde a doce Nina (Natalie Portman), perde-se completamente.
O primeiro ponto são os objetos de decoração do quarto de Nina, onde podemos ver uma porção de ursos de pelúcia e frufrus formando uma atmosfera infantil na qual ela já passou, mas continua presa pelo controle de sua mãe. Em destaque estão uma borboleta e um coelho branco de pelúcia ambos significando controle mental.
Ao tornar-se a rainha dos cisnes em uma adaptação do clássico O lago dos cisnes, Nina ver-se presa em um lado da moeda da personagem, o cisne branco, mas com a “ajuda” de Thomas ela constrói uma nova Nina, totalmente oposta ao que sua mãe a instruiu ser, o cisne nego. Em uma cena podemos ver Nina andando pelos corredores do metro onde se depara com ela própria totalmente trajada de preto significando a vinda de uma nova Nina, fria e obscura, o segundo ponto.
O terceiro ponto é a sexualidade abordada em várias cenas, tema recorrente nas características do simbolismo.
Nina alucina várias mutações em seu corpo condizentes com o físico do cisne negro o que significa a gradual saída do mesmo, o quinto ponto. Asas negras aparecem em vários momentos significando a estabilidade do cisne negro, como a tatuagem nas costas de sua amiga e o aparecimento de asas na sua performance do cisne negro.
E por fim os espelhos, peça que constrói praticamente todo o cenário do filme significando escravo de uma alma tomada, o cisne negro habita a personagem de Nina. Quase no fim ela enfrenta o cisne negro quebrando um espelho significando um colapso psicológico trazendo o cisne negro de vez, Nina agora o é.
...