A ANALOGIA DO FILME O POÇO
Por: sandrabiscaro • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 839 Visualizações
O POÇO – ANALOGIA AOS DIAS ATUAIS
O filme “O Poço” nos remete a uma reflexão sobre um sistema social e econômico que retrata a luta pela sobrevivência de grande parte da população.
É evidente a colocação de que a classe dominante, se mantem nas primeiras esferas da sociedade preocupando-se somente em não perder sua posição privilegiada. Os que estão abaixo, passando por toda ordem de dificuldades para eles não tem nenhuma importância. O poder os embriaga de tal forma, que os deixam cegos a ponto de ignorar completamente o sofrimento alheio. O desejo de se manter sempre num nível acima do outro, faz com que a compaixão e a solidariedade não tenham espaço em seu consciente.
O filme retrata o quão cruel e selvagem o homem pode se tornar diante da possibilidade do sofrimento. A Administração do poço providencia e distribui alimentos suficientes para suprir a necessidade de todos, porém o egoísmo e o medo de ter menos no dia seguinte faz com que os prisioneiros dos primeiros níveis comam exageradamente, sem se importar com a fome dos outros. Ninguém se importa com os que estão nos níveis abaixo. E estes, por vezes acabam sucumbindo ao desânimo desistindo de lutar e se entregam à morte. Retrato fiel do que muitas vezes acontece na atual sociedade.
Estar no topo, na condição de turista, significa aproveitar ao máximo esse privilégio, independente da ética ou da justiça, pois o medo da decadência social que poderia levar à condição de vagabundo é maior que o sentimento de compaixão pelo ser humano. O que mostra, em síntese, o quão difícil é despertar a sonhada solidariedade espontânea.
O Estado tem recursos suficientes para dar qualidade de vida a todos, mas concentra a riqueza nas mãos de poucos, sempre subjugando os que estão em posição inferior, deixando que lhes falte o essencial para a sobrevivência. O sistema mostra que o poder estará sempre concentrado nas mãos dos mais fortes. Aos mais fracos resta somente a expectativa de uma vida e morte miseráveis. Uma sociedade globalizada, com os melhores recursos disponíveis e ainda assim, falta a capacidade de lidar com o todo.
A mensagem na forma da criança é a esperança em um mundo novo. Como dito no filme: “a educação é o caminho!”, portanto a menina é a oportunidade de transformar a realidade se uma nova forma de educação for adotada para as futuras gerações.
...