August - psicanalise - charcot - filme
Por: Ju ❁ • 30/5/2016 • Abstract • 422 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
“AUGUSTINE”
Trata-se de um filme dirigido por Alice Winocour, estrelado por Stéphanie Sokolinski (Augustine) e Vincent Lindon (Jean-Martin Charcot); retratado em Paris, França, no final do século XIX.
O drama conta a história do professor Jean-Martin Charcot, do Hospital Pitié-Salpêtriere, que está estudando uma doença misteriosa, a histeria, que atinge apenas as mulheres. Devido a pouca informação sobre a doença e suas características peculiares, os ataques de histeria por vezes são confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa. Um dia, chega ao hospital a jovem Augustine, de apenas 19 anos, que teve um ataque durante o trabalho. Logo ela se torna objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar um bom tempo à garota. Augustine acredita que Charcot possa curá-la e, aos poucos, desenvolve uma relação especial com o médico.
Aspectos relacionados à teoria de Freud:
1- Histeria
No filme é retratado o Hospital onde as mulheres consideradas histéricas são internadas e estudadas por Jean-Martin Charcot. Podemos notar que inicialmente Charcot tenta entender a histeria a nível orgânico através de exames anatômicos, e chega a conclusão de que as manifestações histéricas vão além dessas manifestações anatômicas (como por exemplo a paralisia apresentada por Augustine no inicio de seu tratamento); a patologia é dotada de sintomas definidos que resultam em perturbações fisiológicas do sistema nervoso. Assim como Charcot, Freud também se interessava pelo estudo da histeria e adota o modelo fisiológico de se estudar a histeria quando assiste a uma palestra de Charcot.
2- Técnica de Hipnose
Charcot hipnotizava as histéricas como forma de induzi-las ao histerismo para que fossem estudados suas características e sintomas. Freud, por outro lado, utilizava da hipnose para que o nível da consciência fosse baixado, a fim de acessar os conteúdos ocultos da mente.
3- Transferência
É possível notar em Augustine a transferência da energia sexual que lhe está recalcada, e que provavelmente seja a causa de suas atividades histéricas, em sua relação com Charcot; fazendo com que ela o deseje, assim como ocorreu com Ana O. e Breuer. Segundo Freud a transferência é caracterizada pelo deslocamento de um sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. É na transferência que o sujeito entra em contato com esses sentimentos sexuais inconscientes.
4- Cura após a Realização
Durante o desenrolar do filme, foi possível notar que a histeria de Augustine estava ligada ao desejo sexual reprimido. Quando ela se relaciona sexualmente com Charcot, os sintomas da histeria desaparecem por completo, pois o desejo inconsciente havia sido realizado, fazendo com que ela se curasse de imediato.
...