Barroco e sua historia artística
Por: Alejandro Soares • 30/10/2016 • Seminário • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 333 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA
2º ANO B ENSINO MÉDIO
BARROCO NA EUROPA E NO BRSIL
Campo Grande - MS
2016
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA
Alejandro Soares Montaño
João Alberto Medina
BARROCO NA EUROPA E NO BRASIL
Atividade da disciplina de Artes,
ministrada pela professora Marilza.
Campo Grande - MS
2016
SUMÁRIO
BARROCO...........................................................................................................................I
EUROPA E NO BRASIL..................................................................................................II
CONCLUSÃO...................................................................................................................IV
WEBGRAFIA.....................................................................................................................V
O BARROCO
F
oi um movimento artístico ocorrido no início do século XVII na Itália, a tendência artística no início era desenvolvida nas artes plásticas, e depois se manifestou no teatro, literatura e a música. O barroco espalhou se em vários e outros países da Europa, como exemplo, Espanha, França, Bélgica e Holanda - e ele chegou até a América Latina no mesmo século (XVII), trazido por artistas europeus que viajavam para a Europa, permaneceu até o século XVI. O desenvolvimento do Barroco, ocorreu pelo fato de que a igreja católica perdeu muito poder, devido após o processo de Reformas religiosas (século XVI).
Então os católicos influenciaram o cenário econômico, político e religioso - e a partir de ai, a ideia teocêntrica (Deus como centro de tudo) da idade média com o antropocentrismo (Homem como centro do universo) e o racionalismo do renascimento. E todos os artistas do Barroco, foram apoiados pelo rei, a burguesia (burgueses) e o clero (cardial ou padre). Todas as obras, tanto na pintura ou na escultura, baseava - se nas emoções em relação a vida do homem e elas totalmente rebuscadas.
O termo Barroco significa "pérola irregular" ou "deformada" e este estilo apresenta uma forma pejorativa de ideia de irregularidade. E no século XVIII ficou conhecido como rococó, momento final em que o Barroco ficou marcado suas principais características. No entanto as obras nesse período tinha a presença de curvas e detalhes muitos decorativos, e tudo era relacionado diretamente à religiosidade, mitologia grega e romana.
EUROPA E O BRASIL
O
estilo do barroco na Europa foi um movimento em que tinha como o seu principal objetivo, que a arte voltava a ser vista como um meio de ampliar a influência da igreja católica. Um dos principais pintores e representativos do Barroco, são os europeus (italianos), que eram, Caravaggio, Tintoretto e Andrea Pozzo. As características principais da pintura Barroca são sombras projetadas, cores e tons de contraste escuro e claro, eles buscavam a realidade com interesse de movimento e emotividade, composição a diagonal e como dito também à religiosidade e a mitologia.
As Principais pinturas são, por exemplo, a de Caravaggio (Vocação de São Matheus), nessa obra ele é considerado o pintor da luz, pois o modo de como ele trabalha a luz nessa representação é muito realística - Tintoretto (Cristo em casa de Marta e Maria), nessa imagem o artista trabalha a luz nos três principais personagem da obra, e de segundo plano (fundo da imagem), estão envolvidas em sobras e pouco iluminadas - Andrea Pozzo (A abertura para o céu), baseava - se em pintura a afresco em tetos e palácios da igreja, onde havia representações de santos onde dava uma ilusão de infinito uma delas é a obra A glória de Santo Inácio Andrea Pozzo.
A escultura Barroca européia tinha traços de movimento, exuberância, ostentação e riqueza e ausência do espaço vazio que provocava fervor das multidões, isto, como exemplo nas esculturas do escultor italiano Bernini. Uma das principais obras de bernini são, o Balquino e a Cadeira de São Pedro, ambas na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Algumas obras serviam como elementos decorativos para igrejas. A obra Êxtase de Santa Teresa, de Bernini (uma das principais), procura despertar por meio da observação, a emotividade religiosa - que a história dessa obra era que ao se aproximar de Deus, toda dor e sofrimento suportada.
A arquitetura dessa época era mais um efeito rebuscado, simbólico e complexo, pois o padrão regido das construções era dos elementos clássicos (renascimento) com a da arquitetura barroca, como resultado: Colunas, frontões e cúpulas - porém não utiliza a simplicidade harmônica e simétrica da arquitetura clássica. Os destaques da arquitetura são as igrejas e palácios, onde tudo era decorado para mostra o poder esplendor de Deus e o poder da Igreja Católica naquele período. Uma das características é ondulações, decorações ilusionistas e grandes jardins como paisagens.
A
chegada do Barroco no Brasil foi diretamente influenciada pelos portugueses, e ao passar dos anos, ele foi tendo características própias. A maior e produtividade do barroco brasileiro foi em cidades de Minas Gerais, por ser rica e um intenso modo artístico e vivencia cultura, por volta do século XVII ficou conhecida como século do ouro. Um dos principais escultores e arquiteto da época era o mineiro Antônio Francisco ou Aleijadinho. E um dos materiais mais utilizados e principais para fazer suas obras eram feitas de madeira e sabão, não só ele mas todos os artistas da arte barroca brasileira. O barroco no Brasil foi introduzido por missionários católicos e como diz, a sua doutrina é cristã.
...