Características do cinema brasileiro
Artigo: Características do cinema brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deniseazevedo • 25/9/2014 • Artigo • 308 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
O cinema brasileiro teve sua origem no dia 8 de março de 1896. Hoje, com um centenário já passou por diversas transformações e chega a produzir em média dois mil filmes e já conquistou diversos prêmios. Porém, ainda hoje encontra dificuldade em se estabelecer devido à pequena quantia destinada pelo governo à cultura.
Segundo o cineasta e editor da Universidade Estácio de Sá, Bruno Moreira, a partir de 1988 o cinema brasileiro se destacou com diversos filmes, como o Central do Brasil, de Walter Salles, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, entre outros.
Mas para o cineasta, atualmente, o cinema brasileiro nos últimos dois anos estacionou, em nível de produção – Todo mundo esperava que as leis de incentivo à cultura aumentassem o número de produções, porém a certo medo das empresas investirem, devido aos comentários de que essas leis serão alteradas.
Além de esses fatores colaborarem com a produção ainda tímida do cinema brasileiro, um outro fator é a concorrência direta com os filmes norte-americanos que ocupam um grande espaço nas salas do país.
A comparação entre o cinema norte-americano e o brasileiro para o cineasta Nilton Costa Júnior, o nosso país não deixa a desejar e tem se qualificado cada vez mais. Para se igualar, será necessário um maior número de projeções – no Brasil, o filme mais caro foi Olga, 8 milhões, é uma produção forte, mas nos E.U.A, o cachê do Brad Pitt é esse, - afirmou o cineasta.
Uma outra característica do cinema nacional é a abordagem de temas ligados à violência e a miséria, como pode ser visto no filme Eu, Tu, Eles, de acordo com Bruno Moreira isto não prejudica a imagem do país – isso é o que atrai o público e o exterior tem interesse em absorver esse tipo de informação.
...