Compreender O Conceito De Folclore
Trabalho Escolar: Compreender O Conceito De Folclore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosafremelo • 27/2/2014 • 602 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
colar
FOLCLORE E SUAS TRADIÇÕES-CICLO- 1-
CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO
CURSO DE ARTE 2º ANO 2014- 3ºSEMESTRE
ROSANGELA FERREIRA BARBOSA OLIVEIRA
RA:1109902
Descrição da atividade: desenvolver uma atividade prática voltada para confecções de bonecas de pano tradição folclórica de origem nordestina e de grande destaque na cultura nacional. Ao finalizar a boneca fotografe e poste no portfólio juntamente com um pequeno texto no qual seja descrito o processo de criação da boneca bem como relatando como esta atividade pode ser aplicada em sala de aula na sua prática docente.
b
A boneca que fiz representa a boneca equatoriana é uma boneca diferente o rosto é comprido e mantem os braços grudados. A minha boneca não ficou com o rosto comprido como deveria.
Mas foi uma experiência muito boa ate minha filha participou comigo ela adorou ver fazer uma boneca de pano. Estou dando aula para ensino fundamental ( 5º série) na minha prática docente primeiramente começaria um texto através de livros e sites sobre a historia do carnaval devido estar aproximando a semana do carnaval. Depois de concluir o texto, pedirei para fazer uma boneca de pano fantasiada de carnaval ao concluir o trabalho faria uma exposição no pátio da escola com fundo musical em ritmo de carnaval.
UM PEQUENO TEXTO SOBRE AS TRADIÇÕES DO NORDESTE E OUTROS ESTADOS
Bonecas de pano que alimentaram os sonhos e fantasias das crianças do passado estão de volta como instrumento lúdico de educação. Reunidas debaixo de um pé de manga, as chamadas “mulheres bonequeiras do Crato” tecem, com agulha e linha, emoções, sentimentos, saudosismo. No reencontro com o passado, estas mulheres descobrem o futuro e preenchem o vazio do cotidiano da vida. As bonecas, fabricadas no Crato e levadas para São Paulo, abrem caminhos para que cada um descubra ou redescubra quais são seus reais valores, desvinculados de modismos ou padrões estéticos e sociais atuais. As bonecas são utilizadas como equipamento didático de uma geração dominada pelos brinquedos eletrônicos. Já está havendo até intercâmbio entre as bonecas do Crato e as fabricadas em Quito, capital do Equador. A arte e a brincadeira são universais, mas as características são próprias. As bonecas equatorianas, por exemplo, vestem-se diferentes e mantêm os braços presos. A arte e a brincadeira são universais, mas as características são próprias. A brincadeira de criança ganha novo sentido em trabalho de sociabilização no Crato, São Paulo e Equador. O trabalho tem como principal recurso da dinâmica um conjunto de bonecas artesanais feitas no Crato que são utilizadas como “objeto intermediário”, um material lúdico que, segundo Elisete, facilita a relação interpessoal ou do indivíduo consigo mesmo, para favorecer a comunicação com seu mundo externo e interno estimulado por meio dos sentidos e da imaginação. Esta estratégia é aplicada em São Paulo desde 2002 com a participação de mais de 1.600 pessoas em grupos e comunidades culturais diversas, grupos de mulheres, secretárias, idosos, gestantes, pessoas
...