Cultura Das Midias
Exames: Cultura Das Midias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: itamartertuliano • 3/8/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
O texto “Cultura das mídias” da autora Lúcia Santaella apresentou-me os aspectos e consequências do avanço da tecnologia perante a cultura erudita, de massa e popular. Foi possível identificar que cultura e comunicação são itens inseparáveis e com o crescimento das mídias e de seus diversos canais de comunicação, as divisões entre cultura erudita, de massa e popular serão quebradas e se tornará impossível identificar onde uma cultura começa e termina, devido às interações que elas sofrerão. Cada mídia tem seus potencias e limites, que são os pontos precursores para que ocorra a interconexão entre mídias e culturas. Dessa relação entre mídia e cultura, surge o termo multimídia, onde utilizamos mais de uma forma de linguagem para a comunicação através de uma mídia. Um exemplo clássico de multimídia é o jornal que faz uso das linguagens: escrita, fotográfica, gráfica. Outro exemplo, mais recente ao texto da autora, é a internet que faz uma mescla de grande parte das linguagens disponíveis: escrita, fotográfica, gráfica, audiovisual, dentre diversas outras.
Outro ponto de reflexão, com relação às mídias, refere-se ao avanço tecnológico, que força a sua constante adaptação para sobrevivência. Diversos meios de comunicação, como por exemplo, o rádio, jornal, revistas impressas, livros, são sempre alvos de discussão sobre seu possível fim, desde o surgimento da televisão até, mais recentemente, a disseminação da internet e de tecnologias eletrônicas de acesso à informação. Porém, esses meios de comunicação estão sempre se adaptando, mudando sua forma de comunicar e disponibilizar a informação, e ainda continuam atraentes a diversos públicos. Portanto, não devemos questionar quando uma mídia será substituída ou quando ela desaparecerá, e sim, como essa mídia vai alterar a forma com que enxergamos a sociedade, as artes, a cultura, o mundo.
E daí surge outro tema polêmico. A forma com que as mídias nos fazem enxergar os acontecimentos, também deve ser pensada e questionada. Afinal, o que está sendo disseminado transparece uma forma de enxergar de quem criou o conteúdo, que nem sempre condiz com a verdade ou com a realidade. As mídias estão cada vez mais elitizadas e segmentadas, e em geral, direcionadas para um publico economicamente privilegiado, onde as grandes massas são diversas vezes esquecidas. Para isso, basta verificar que grande parte das mídias e das produções de conteúdo encontra-se no eixo RJ-SP.
Portanto, mesmo a tecnologia sendo um facilitador e estimulador das mudanças da mídia e da cultura, devemos parar e refletir que todas as mudanças são ocasionadas por nós mesmos, devido à forma que consumimos e utilizamos a mídia em nosso dia a dia.
Bibliografia
SANTAELLA, Lucia. Cultura das Mídias. São Paulo: EXPERIMENTO, 1992.
...