ESCOLA ADVENTISTA E O ANO INTERNACIONAL DA LUZ
Por: mariahlivia • 9/5/2015 • Ensaio • 466 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
ESCOLA ADVENTISTA E O ANO INTERNACIONAL DA LUZ
Professores Especiais
[pic 1]
Teixeira de Freitas
2014
JUSTIFICATIVA
De acordo com a UNESCO, o ano de 2015 será reservado para debater as questões ligadas à luz. A ideia partiu da Comissão Executiva e de cientistas renomados que apresentaram a proposta de celebração para a Assembleia Geral em 2012 e aceita com aclamação unânime por todos os representantes.
Segundo o documento apresentado, o “Ano Internacional da Luz” é um projeto de alcance interdisciplinar que conta com o apoio de vários parceiros em 85 países. A intenção é discutir e assegurar a importância do conhecimento da luz e do seu potencial de aplicação em diversas áreas, além de descobrir e promover novas iniciativas que apoiem as tecnologias vinculadas a geração de energia.
A temática também pretende mostrar a sua abrangência e a contribuição dada no campo das artes, das ciências e da tecnologia envolvendo temas como a “Origem da Vida”, “Cuidados com a Saúde”, “Comunicação”, “Instrumentos Óticos e ”O Universo” entre outros. Além disso, o projeto visa abordar os impactos da luz no desenvolvimento.
Em 2015, também se celebra os 100 anos da teoria da relatividade geral e os 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, de Albert Einstein, além dos 50 anos da descoberta da radiação cósmica de fundo, a radiação emitida pelo Big Bang, de Arno Penzias e Robert Wilson, descobertas que valeram prêmios Nobel aos três cientistas.
OBJETIVOS
Promover o conhecimento sobre o papel essencial que a luz desempenha no cotidiano;
Conhecer e abordar os efeitos negativos que a poluição luminosa causa na saúde;
Buscar a sensibilização dos educandos sobre a importância da prática musical e como ela tem sido luz em todas as culturas;
Apreciar as diferentes correntes literárias;
Conhecer a história da Educação Adventista, que tem sido luz em nossa sociedade por já 120 anos;
Fazer conhecer a Jesus Cristo, que é a “Luz para os povos e nações”;
INTRODUÇÃO
É comum a afirmação de que “não poderíamos viver sem ela” e é também tido como certo que, sem luz, a vida não existiria. Em termos científicos, “luz” abrange toda a gama de radiações eletromagnéticas, desde as ondas muito longas (ondas rádio) até às mais energéticas, correspondentes a frequências muito elevadas (como raios X e raios gama). É toda essa “luz” que será abordada no programa que se prepara para preencher o Ano Internacional da Luz.
Foi em dezembro de 2013 que a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2015 como o ano em que a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promoveria a cooperação com outras entidades para o desenvolvimento de ações de sensibilização de políticos e cidadãos em geral – a nível mundial – para a importância da luz na vida e no bem-estar geral.
...