Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo
Por: hrbr • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, foi um importante pintor, caricaturista e ilustrador brasileiro.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897, foi um jovem que demonstrou grande interesse pela pintura. Com onze anos de idade teve aulas de pintura com o artista Gaspar Puga Garcia.
Seu primeiro trabalho como caricaturista foi para a revista Fon-Fon, no ano de 1914.
Participou do Primeiro Salão de Humoristas em 1916, dois anos depois em 1917, se mudou para a cidade de São Paulo e no mesmo ano fez a primeira exposição individual para a revista "A Cigarra".
Contribui para grandes obras de renomados escritores e poetas, como por exemplo, no livro Carnaval de Manuel Bandeira onde teve a oportunidade de fazer a parte ilustrativa da obra.
Di Cavalcanti participou da Semana de Arte Moderna de 1922, importante evento que abriu as portas para esse no estilo artístico, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo.
O expressionismo é uma característica de seu estilo artístico,
abordando temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba, o cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado em suas obras como, por exemplo, as praias e a natureza em geral.
Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil, como festas populares, operários, as favelas, protestos sociais. A estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.
O pintor usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.
...