Entendimento sobre o livro “Teorias da Arte - Anne Cauquelin”
Por: Hericles Victor • 2/5/2018 • Ensaio • 293 Palavras (2 Páginas) • 1.536 Visualizações
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Tópicos em Arte contemporânea - 2017.2
Prof º Diego Souza de Paiva
Hericles Victor Coringa
Entendimento sobre o livro: “Teorias da Arte - Anne Cauquelin”
Desde o início da leitura, é possível ver que a autora tenta de mil formas esclarecer algumas dúvidas, significados e conceitos que já foram pré-estabelecidos, a respeito da arte, estética e suas teorias. Até mesmo o significado da palavra Teoria é bem esclarecido no texto, definida como algo que possui uma ação dirigente sobre determinado objeto.
A partir disso, tudo começa a se desenrolar de uma maneira simples e bem-posta, porém o acompanhamento de um material de figuras importantes citadas no texto, como filósofos, críticos de arte e artistas, se faz preciso por deixar mais claro o pensamento crítico e/ou artístico, e consequentemente as suas obras. Segundo Anne, essa interação entre o leitor e os significados das teorias, é o que constrói e transforma o campo da arte. São citadas, em quase toda a leitura, diversos pensadores, como Platão, Hegel, Kant etc. Tornando as recomendações bibliográficas finais, uma obrigação.
Assim, com conhecimento prévio sobre o assunto, o livro se tornou mais leve de ser lido. Do mesmo modo que os artistas, o público não encara a obra sem saber nada a respeito dela, ele também possui noções e ideia estabelecidas pela vivência, e, assim, mostrar claramente o que deve ser a arte. A autora, tentou deixar a leitura descomplicada, porém, para uma pessoa que não possui conhecimentos prévios a respeito desse mundo tão complexo, a leitura se torna árdua. Ela investiga as ideias platônicas, a ideia de beleza aristotélica, coisas que são de grande importância sobre a história da arte na Antiguidade.
...