FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A ILÍADA
Por: observer010203 • 11/4/2018 • Dissertação • 373 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
A ILÍADA
A Ilíada narra a história da guerra de Tróia, e tem seu início quando Páris, príncipe de Tróia, é nomeado como um dos jurados de um concurso de beleza que vai eleger a mais bela das Deusas.
Afrodite, a Deusa do amor, queria a todo custo ganhar o concurso, e então ofertou a Páris um acordo, em troca de seu voto, a Deusa daria ao príncipe o amor da mulher mais bela da Mundo. Assim que Afrodite ganhou, Páris, sentindo-se no direito de obter para si a mulher mais bela, raptou Helena, que era esposa de Menelau, um rei grego. Menelau, enfurecido, contou a história a seu irmão, Agamenon, também um rei grego de muito poder. Então Agamenon declarou guerra a Páris e aos troianos.
Durante a guerra que durou dez anos, alguns heróis como Aquiles da Grécia, e Heitor de Tróia, tornaram-se figuras lendárias que lutaram bravamente pela honra de seu povo. Mas foi Ulisses, que com sua inteligência, criou um plano para derrotar os troianos. Simulando uma rendição, deixou uma escultura gigante de madeira em forma de cavalo diante dos portões de Tróia, como um gesto de paz, e assim que os troianos levaram a escultura gigante para dentro da cidade, os soldados gregos que estavam escondidos dentro do cavalo saíram e desferiram um ataque surpresa aos troianos, que não resistiram e perderam a guerra.
O mito apresenta alguns grandes personagens de índole heroica e algumas características são acentuadas, como a coragem e a sabedoria. Os heróis citados representam modelos que devem ser replicados pois possuem talentos dignos de deuses e por isso se assemelham a eles.
Os deuses eram retratados como quase humanos, não fosse pelo fato de serem imortais, e a busca incessante pelo desenvolvimento das habilidades pessoais, era o que aproximava o humano de um Deus.
Através dos exemplos expostos nas mitologias, a educação homérica colocava o homem em contato com o desenvolvimento das suas capacidades nobres, o estimulando a buscar seu potencial heroico e aproximar-se dos deuses. Incentivados pela disputa, os jovens gregos em formação, assim como os heróis da mitologia, eram estimulados a buscar nos Deuses características a serem apropriadas, para que assim, pudessem se tornar seres humanos de perfeição divina, os “homens-heróis”.
...