FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: GeanRodrigues • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.607 Palavras (11 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1] FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE UNIPAC DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDELCIO OLIVEIRA JUNIOR PA
GEAN SOUSA RODRIGUES PA
GREICY KELLY RODRIGUES COELHO PA
PRISCILA TOMAZ COSTA PA
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
GOVERNADOR VALADARES
2016
EDELCIO OLIVEIRA JUNIOR
GEAN SOUSA RODRIGUES
GREICY KELLY RODRIGUES COELHO
PRISCILA TOMAZ COSTA
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho apresentado a disciplina
Fundamentos e Organização da
Educação Física.
Profª Vânia
GOVERNADOR VALADARES
2016
Introdução
Neste trabalho vamos estudar sobre a Constituição de 88, na qual fala dos direitos fundamentais e humanos, visando conhecer os direitos do individuo dentro da lei. Assistir os filmes Olga e Zuzu Angel, cujos mesmos foram propostos com intuito de conhecermos e entendermos como era a governabilidade na época da ditadura militar, e como base nas informações extraídas do filme, relatar sobre o contexto histórico de cada filme, relacionando cinco cenas de cada filme em que as ações e medidas dos militares e do governo daquela época, não estão condizentes com a Constituição de 88.
No filme Olga, vimos a historia de uma revolucionaria que decidiu lutar pela liberdade e por justiça, mas que acabou sofrendo algumas conseqüências por esta iniciativa.
No filme Zuzu Angel, vimos a historia de uma grande estilista que vai a luta contra o governo após perder seu filho cruelmente devido ditadura daquela época, jovem militante que lutava para combater a ditadura militar.
Contexto histórico social: Olga
O Filme nos mostra a historia de Olga Benário Prestes que aconteceu na década de ... Olga nasceu de uma família judia em Munique na Alemanha, uma jovem que aos 15 anos juntou-se a organização juvenil do Partido Comunista Alemã, ela queria mudar as ditaduras militares que aprisionavam teu povo com a miséria e a violência.
Era uma época em que a Alemanha sofria com as ditaduras de Hitler que fazia com que seu povo fosse contra os judeus, pelo fato de acusar os judeus que eram os bancários pela culpa da miséria e falta de dinheiro no país.
Os pais de Olga não apoiavam a ideia de que sua filha fosse revolucionária, simplesmente pelo fato de não quererem que ela sofresse as consequências. Porém Olga seguiu seu rumo, diante dos teus ideais para que tenhamos um mundo com justiça e enfim a tão sonhada liberdade, ela e seu companheiro Otto Braun foram presos e acusados de alta traição a pátria, porem foi solta pouco tempo depois, mas seu companheiro não, ela então juntos com seus colegas de militância, planejou o assalto a prisão para libertar seu companheiro Otto Braun, eles fugiram para Moscou, onde lá ela faz um treinamento militar, onde sua primeira grande missão que era apoiar e proteger Luis Carlos Prestes, em sua ida para o Brasil, numa revolução contra Getulio Vargas que mantinha uma ditadura militar onde fazia com que o povo vivesse na miséria, na fome, e na violência.
Em 1935, um levante armado estourou na cidade de Natal, o que fez com que Prestes ordenasse que a insurreição fosse estendida ao resto do país, porem esta insurreição foi fortemente reprimida pelo governo Vargas e muitos lideres comunistas foram presos, episodio conhecido como Intentona Comunista. Fingindo ser marido e mulher ele entram no país com nomes falsos para que Vargas não soubesse que Prestes chegaria ao Brasil, mas com o fracasso da revolução, Prestes e Olga foram presos em 1936, ficaram na prisão sob torturas psicológicas, cada manifestação havia sua punição. Ou seja, cada comportamento considerado irregular pelas autoridades era corrigido através de torturas, Prestes ficou preso no Brasil. Olga com 7 meses de gravidez foi deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista, e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina. Afastada da filha, Olga é então executada em 1942, aos 34 anos de idade, na Câmara de Gás juntamente a mais 199 prisioneiras.
Cenas do filme Olga
- Cena do inicio do filme que acontece na Alemanha, onde Olga e um grupo de comunistas fazem manifestação nas ruas, e se deparam com militares armados que agridem os manifestantes que entram em luta corporal contra os militares. Na constituição de 88, no Titulo II Art.5º Inciso IV que diz, ‘é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;’ e Inciso XVI ‘ todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao publico, independente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso á autoridade competente;’.
- Cena em que os militares invadem a casa que Olga e Prestes estavam, quebram as vidraças, e levam Prestes preso sem apresentar nenhuma ordem judicial. Porem de acordo com a constituição de 88 no Titulo II, Art.5º Inciso XI diz que - “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;”
- Cena em que Elza, a companheira de Olga e Prestes, foi levada pelos militares e torturada para dar informações sobre Prestes. De acordo com a constituição de 88 no Titulo II Art.5º Inciso III diz que ‘ ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;’.
- Cena em que Olga ainda gestante, é retirada da cadeia pelos militares durante a noite para ser entregue á Alemanha a bordo de um navio. Mesmo depois de Olga implorar para ter sua filha no Brasil, Vargas assina o decreto de expulsão da judia, no qual e levada do país como prisioneira, sendo que não houve em momentos posteriores o direito a julgamento. Na constituição de 88, no Titulo II Art.5º Inciso LII diz que “não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião’’ e Inciso LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;.
- Cena que acontece no final do filme em que Olga Benário com 34 anos de idade é executada com mais 199 prisioneiras em uma câmera de gás no campo de extermínio de Bernburg. De acordo com a constituição de 88 no Titulo II, Art.5º Inciso XLVII diz que ‘ não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;’.
Contexto Histotico Social: Zuzu Angel
O filme Zuzu Angel relata a historia da estilista Zuleika Angel Jones, que ocorreu na década de 70, época da ditadura militar, separada do marido Zuzu sustentava os três filhos confeccionando roupas que faziam sucesso no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. O seu filho mais velho, Stuart, era militante político e estudante de economia, que juntamente com alguns jovens universitários da classe media e sua namorada Sônia, lutavam para combater a ditadura militar no Brasil.
...