TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANK BUNKER GILBERTH

Trabalho Universitário: FRANK BUNKER GILBERTH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 5

FRANK BUNKER GILBERTH

1 Dados Pessoais

Nascido em Fairfield, Maine, e filho de John Hiram e Martha Bunker Gilbreth, Gilbreth não recebeu educação formal além do ensino médio. Ele começou como pedreiro, tornou-se um empreiteiro, um inventor, e evoluiu para engenheiro de gestão. Eventualmente se tornou um palestrante ocasional da Universidade Purdue, que atualmente abriga seus papéis e manuscritos. Casou-se com Lillian Evelyn Moller em 19 de outubro de 1904 em Oakland, Califórnia, e juntos eles tiveram 12 filhos, 11 dos quais sobreviveram. Seus nomes eram Anne, Mary (1906-1912), Ernestine, Martha, Frank Jr., William, Lillian, Frederico, Daniel, John, Robert e Jane.

Gilbreth descobriu sua vocação quando, como um empreiteiro jovem, ele procurou maneiras de tornar o trabalho do pedreiro (seu primeiro comércio) mais rápido e fácil. Esta vocação cresceu em colaboração com a sua esposa, Lillian, que estudou os hábitos de trabalho e fabricação de funcionários de escritório em todos os tipos de indústrias para encontrar maneiras de aumentar a produção e tornar seu trabalho mais fácil. Ele e Lillian fundaram uma empresa de consultoria de gestão, a Gilbreth, Inc., com foco em tais empreendimentos.

Gilbreth morreu de insuficiência cardíaca em 14 de junho de 1924, aos 55 anos. Ele estava na estação de trem Lackawanna em Montclair, New Jersey, falando em um telefone. Lillian viveu ainda por mais 48 anos. Embora o trabalho dos Gilbreths seja muitas vezes associado com a de Frederick Winslow Taylor, houve uma diferença substancial entre a filosofia dos Gilbreths e de Taylor.

O símbolo do taylorismo foi o cronômetro; Taylor estava especialmente preocupado com a redução de tempos de processo. Os Gilbreths, por outro lado, procuraram tornar os processos mais eficientes através da redução dos movimentos envolvidos. Sua abordagem era mais focada com o bem-estar dos trabalhadores do que o taylorismo. Esta diferença levou a uma ruptura pessoal entre Taylor e os Gilbreth que, após a morte de Taylor, virou uma disputa entre os seguidores de Gilbreth e os seguidores da teoria de Taylor. Depois da morte de Frank, Lillian Gilbreth tomou medidas para encerrar a disputa, no entanto, alguns atritos permanecem ainda principalmente sobre questões de história e de propriedade intelectual.

2 Artigos / livros publicados

Fatigue Study publicado em 1916;

A Primer of Scientific Management (1911);

Estudo dos Movimentos.

3 Contribuições Diversas

Frank com a esposa Lillian Gilbreth ganharam fama com a criação do Estudo dos Movimentos. Iniciou-se como aprendiz de ladrilheiro, trabalhou como engenheiro em New York City e tornou-se um construtor de sucesso em Boston (1895-1911). Ele começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção. Inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento.

Gilbreth serviu no Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial. Sua tarefa era encontrar meios mais rápidos e eficientes de montagem e desmontagem de armas pequenas. De acordo com Claude George (1968), Gilbreth reduziu todos os movimentos da mão a um conjunto de 17 movimentos básicos. Gilbreth nomeou os movimentos de therbligs, que nada mais é do que Gilbreth soletrado de trás para frente. Ele usou uma câmera de cinema que foi calibrada em frações de segundos para observar os mínimos movimentos efetuados pelas pessoas.

4 Contribuição para a Gestão da Qualidade

Sua ênfase sobre a "melhor maneira" e os therbligs antecedem o desenvolvimento da melhoria contínua da qualidade e o entendimento final do século 20 de que criar movimentos repetitivos levando a trabalhadores com lesões por esforços repetitivos.

Gilbreth foi o primeiro a propor que uma enfermeira cirúrgica deveria servir um cirurgião, entregando instrumentos cirúrgicos conforme eram solicitados, e é daí que nasceu o termo “doctor-nurse” que usa-se muito no Lean. Gilbreth também inventou as técnicas padrão utilizadas pelos exércitos ao redor do mundo para ensinar recrutas como rapidamente desmontar e remontar suas armas, mesmo quando os olhos estão vendados ou quando em total escuridão. Analisaram com singular intensidade os movimentos de jogadores de basebol, médicos, espoliados da guerra, operários de construção civil – e operários de fábricas. Pelo exame sistemático da forma como tarefas repetitivas eram levadas a cabo, o casal Gilbreth podia descobrir “a melhor forma” de levar a cabo qualquer operação. O casal desenvolveu técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento, criando padrões, racionalizando as tarefas de produção e, consequentemente, aumentando a produtividade. Preocupados também em minimizar a fadiga, propuseram o redesenho do ambiente de trabalho, a redução das horas diárias de atividade e a implantação ou aumento de dias de descanso remunerado. Um tema que merece uma reflexão nos dias de hoje, pois é fundamental observar e rever as atividades médicas prolongadas pelo risco à saúde do próprio médico e também pela qualidade de sua produção.

O estudo de movimentos foi desenvolvido Durante o período em que trabalhou numa empreiteira, Frank B. Gilbreth observou que os pedreiros não usavam o mesmo conjunto de movimentos e cada um tinha seu método próprio de fazer o trabalho. Estas observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com