Fundamentos Da Educação
Artigo: Fundamentos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitarp • 8/3/2014 • 460 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Descrição da Atividade:
No decurso da história, a escola foi-se impondo como o meio privilegiado para educar as crianças, olhadas cada vez mais como futuro, e não como presente. Monopólio é a palavra certa para descrever a forma como a Igreja (séculos XVI a XVIII) e depois o Estado (séculos XVIII a XX) ocuparam o campo educativo, tornando ilegítima a intervenção dos outros actores sociais (NÓVOA, 1998, p. 11).
Com base na citação apresentada anteriormente e nas leituras desenvolvidas ao longo desta disciplina, elabore um texto, de até duas laudas, relacionando a existência da escola, conforme a conhecemos, ou seja, como instância privilegiada de educação com a ascensão da burguesia e o estabelecimento do estado burguês.
ATIVIDADE:
A educação começa na antiguidade, onde o conhecimento acontecia entre pais e filhos, depois na idade média a educação é vista de outra forma, onde eram contratados mestres particulares para ensinar, no sec.XVIII, surgiram às primeiras escolas publicas mantida pelo estado.
A escola surge como instrumento para a manutenção dos desníveis sociais, onde se apresenta como privilégio da classe dominante, a educação moderna tem como necessidade educar humanamente todos os homens; a igreja entra em conflito com o estado, pois não quer passar a responsabilidade da educação ao estado onde nesse período a educação publica tem os valores burgueses defendidos na Revolução Francesa, que se refere à formação do cidadão através da educação cívica e patriótica, outro fato histórico também mudou os rumos da educação, onde a Revolução Industrial também tem a influência na educação publica. Começa a ser introduzida uma nova estrutura escolar na sociedade moderna a burguesia se mostra como uma classe revolucionária,onde a educação burguesa se concentrou nas mãos do estado, e a obrigação do estudo gratuito,onde não mais era concentrado apenas no estudo humanístico e sim no aprendizado técnico de ofícios e na área cientifica, os burgueses queriam seus filhos na frente da política e dos negócios. Assim como a burguesia, os problemas sociais também cresceram e a insatisfação da classe trabalhadora causou muitas revoltas, que levaram a burguesia a influenciar a educação, outro fator importante foi à relação entre a educação e a sociedade desenvolvida na pedagogia moderna, e o processo de instrução técnico-profissional é transferido do ambiente de trabalho para o escolar, onde as crianças passam a desenvolver seu processo de aprendizado em lugar diferente do adulto, e também a descoberta da psicologia infantil, onde mudam as direções do papel da educação na sociedade, onde podemos entender assim o processo histórico da escola contemporânea.
Dentro desse processo histórico pode ser constatado que a escola publica sempre foi vista como instrumento para manutenção da dominação social, onde o direito da educação expandiu-se.
...