TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de Aprendizagem_Ensino de Artes

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Justificativa da Unidade

        Desde a formulação da LDB 9394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), o ensino de artes vem se tornando obrigatório dentro das escolas de ensino fundamental, delimitando esta disciplina como área de conhecimento. Novas legislações como a PL 7032/2010 determinam aobrigatoriedade deste componente curricular dentro do ensino regular, em suas diversas linguagem: Música, Artes Visuais e Artes Cênicas – Dança e Teatro.

Partindo desse pressuposto, para o trabalho deste bimestre nesta disciplina, foi necessário eleger qual das linguagens seria o foco dos conteúdos, pois quando se fala em Artes, abre-se um leque de possibilidades imenso. Assim, faz-se necessário combater a polivalência do professor, ou seja, aquele antigo profissional de formação em Educação Artística, que em suas aulas contemplava tinha que dar conta de conteúdos relacionados às múltiplas linguagens artísticas, e acabava trabalhando mais conteúdos relacionados às Artes Visuais, deixando de lado outras linguagens, especialmente em Dança.

Com o surgimento dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro, tornou-se forte a proposta de se trabalhar nas escolas de ensino básico as artes cênicas de forma independente. Sendo assim, a intenção desta disciplina e se chamar Artes/Dança, elegendo esta linguagem como carro-chefede todo o processo desta disciplina.

Não se pretende, porém, abandonar o aprendizado das outras linguagens. Ana Mae Barbosa, maiorpesquisadora em arte-educação do Brasil, defende ao mesmo tempo a especialização/concentração do professor numa linguagem específica, bem como que a relação entre as linguagens. Dentro de uma aula de Dança possam ser abordados conteúdos das Artes Visuais, numa aula de Teatro seja contemplados elementos da Música, etc, especialmente porque no que diz respeito à dança, temos envolvidos elementos relacionados à composição musical, expressão corporal em cena, interpretação, elementos visuais (figurino, maquiagem, luz, cenário), tudo em ligação direta.

Desta forma, nesta unidade pretende-se que o aluno entenda como a dança se configura como linguagem artística, ao mesmo tempo em que ela se relaciona com outras linguagens. Por isso, os conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem serão os mesmo para todas as turmas, uma vez que, além de a escola iniciar neste ano um modelo pedagógico diferente, a maioria dos alunos não deve ter trabalhado com a linguagem da Dança sob os aspectos práticos contidos nesta proposta.

Será necessário realizar um levantamento de interesses para saber, por exemplo, que experiência anterior com dança eles possuem, o que gostam de dançar (por quê?), o que não gostam de dançar (por quê?) se a dança de alguma forma já está inserida em seus projetos de vida, que temas elas gostariam que fossem abordados nas aulas. Desta forma os conteúdos relacionados aos próximos bimestres serão diferenciados a partir dos interesses e necessidades de cada aluno/turma.

  1. Atividades Prévias
  • Roda de Conversas;
  • Exibição de Vídeos;
  1. Atividades Autodidáticas
  • Leitura e interpretação e texto;
  • Pesquisas em livros didáticos, internet, material de apoio;
  • Relatórios de Aprendizagem
  • Composição de frases coreográficas (individualmente).

  1. Atividades Didático-cooperativas
  • Leituras e discussões dos textos;
  • Composição de frases coreográficas (em grupo).
  1. Objetivos Instrucionais Gerais
  • Reconhecer a dança como linguagem artística através da diferenciação do movimento expressivo do movimento funcional (cotidiano);
  • Perceber a dança como manifestação individual, coletiva e social;
  • Entender as qualidades e dinâmicas de movimento em relação aos fatores tempo, peso, espaço e fluxo.
  1. Objetivos Específicos
  • Conhecer as primeiras origens da Dança e o processo histórico que a configurou como linguagem artística: A Dança na Pré-história, as Danças Rituais, a Dança na Grécia, em Roma, na Idade Média, o Balé Clássico, a Dança Moderna, as Danças Folclóricas, as Danças Urbanas, as Danças de Salão;
  • Compreender a realização dos movimentos expressivos nos três planos (alto, médio e baixo) e nos três eixos (sagital, lateral e longitudinal);
  • Aplicar os movimentos considerando as qualidades de PESO: leve/fraco X pesado/forte;
  • Aplicar os movimentos considerando as qualidades de TEMPO: lento X rápido;
  • Aplicar os movimentos considerando as qualidades de ESPAÇO: direto X indireto;
  • Aplicar os movimentos considerando as qualidades de FLUXO: contínuo X interrompido.
  1. Temas Transversais
  • Pluralidade Cultural
  1. Atividades Complementares
  • Exibição do vídeo: A Guerra do Fogo (La GuerreduFue, 1981, FRA/CAN), direção de Jean-Jacques Annaud. Observação do modo de vida do homem pré-histórico, sua relação com o mundo, e a forma como essa vivência foi expressa nas obras que chegaram até os tempos atuais.
  1. Valores
  • Trabalho em equipe
  • Respeito à diversidade cultural
  1. Critérios de Avaliação
  • Frequência mínima de 75%;
  • Interesse e participação nas atividades de classe e casa;
  • Desempenho satisfatório na realização das pesquisas e elaboração dos relatórios de aprendizagem;
  • Composição e execução das frases coreográficas individualmente e/ou em grupo.
  1. Fontes de Referência (para o professor)
  • BARBOSA, A. M. Arte-Educação: leitura no subsolo. Cap. 08. pp 113-142. São Paulo: Max Limond, 1984.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília, DF, 2001.
  • FUSARI, M. F. de; FERRAZ, M. H. C. De T. Arte na Educação Escolar. Cap. 02. p. 49 – 64. São Paulo: Cortez, 1993.
  • MARQUES, Isabel A. Linguagem da Dança: arte e ensino. 1ª. ed. São Paulo: Digitexto, 2010. Cap. 1. p. 27-52.
  1. Fontes de Referência (para o aluno)
  • MARK, Lorrie. Dança para Crianças. Tradução Maria Elisa Bifano. São Paulo: Publifolhinha, 2013.
  • PROSSER, Elisabeth Seraphim. Ensino de artes.  Arte e tecnologia: a arte na mídia – o rádio, a televisão, o CD, o filme, a internet.p. 69-74. 1a Ed. rev. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.
  • SANTOS, Pedro Leonidas Lobo dos. Arte e Formação de Professores.Grécia e Roma: A arte clássica. p 21-26. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com